top of page

Boletim #19 - Setembro 2021

Atualizado: 7 de jun. de 2022




☀️ PSOL completa 16 anos de luta ao lado dos trabalhadores


O PSOL essa semana comemorou 16 anos de existência! O PSOL esteve todos esses anos ao lado da classe trabalhadora, das mulheres, da negritude e das lgbts e aglutinando a esquerda radical em um projeto com independência de classe. A conjuntura muda, mas o PSOL continua um partido necessário!


☀️ Resolução do Congresso Estadual do PSOL


Na semana passada foi realizado o Congresso Estadual do PSOL RJ, foi aprovada uma série de resoluções e a configuração da nova direção do partido.



📣 Em defesa do serviço público estadual | Luta dos servidores contra Reforma de Claudio Castro


Essa semana os servidores públicos estaduais estiveram mobilizados contra a Reforma que precariza ainda mais o trabalho dos trabalhadores do estado Rio. Cláudio Castro enviou à Alerj um pacote de medidas que cortam direitos dos servidores, mexendo em especial com a aposentadoria.


Vale lembrar, é a mesma lógica do último "Regime de Recuperação Fiscal" que só fez aumentar a dívida do estado. Uma receita que penaliza trabalhadores e não resolve o problema!


🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Mandato ao lado do servidor público do estado do Rio


Essa semana aconteceu mais uma etapa de discussões sobre o novo Regime de Recuperação Fiscal do Estado.


Enquanto o Estado paga bilhões de juros de uma operação financeira controversa no paraíso fiscal de Delaware, o governador faz a opção política de penalizar o servidor que está na ponta da prestação de serviço público para a população.


Uma covardia que vamos resistir e lutar ao lado dos trabalhadores!

Confira a fala do Flávio em plenário: https://www.instagram.com/p/CT5ENKZpEQR/


✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Mandata está na luta pela derrubada da PEC 32, a Contrareforma Administrativa Federal.


Taliria esteve essa semana presente no segundo dia de discussões na Comissão Especial da PEC 32, da contrarreforma administrativa. A proposta em debate enfraquece o serviço público, afetando a maioria da população, abre brecha para contratações políticas e para corrupção.


A Comissão segue os debates na próxima semana, e Taliria se coloca ao lado dos servidores! Não podemos permitir que avance! #PEC32Não .


Veja a fala de Talíria na reunião da Comissão: https://www.instagram.com/p/CT3L8Bbp1Iq/


🏘️✊ Mandata Popular Por uma Cidades de Direitos - Professora Regina Bienenstein |


Foi uma missão assumida de forma repentina, mas com garra e coletividade! Nossa mandata esteve na câmara por 36 dias, se colocando como uma trincheira de luta disponível e a serviço dos movimentos sociais da cidade! Buscamos transformar as lutas de fora da institucionalidade, as demandas dos diversos movimentos, em projetos de lei e outras iniciativas dentro da Câmara! Um caminho construído de forma democrática e horizontal. Fizemos Reuniões Plenárias amplas para recolher propostas e prestar contas, além de organizarmos Grupos de Trabalho por áreas para recolher sugestões.


O resultado você pode conferir aqui: https://tinyurl.com/projetosdeleiprofessoraregina


✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Aprovado projeto de lei que cria Dia Municipal da Educação Popular e Libertadora


Foi aprovado essa semana o projeto de lei que torna o dia 19 de setembro, data de nascimento de Paulo Freire, como o Dia da Educação Popular e Libertadora no calendário oficial de Niterói. Viva Paulo Freire!



💪🏿 Mandata de Favela Benny Briolly | Aprovada lei Dandara Brun , de estabelecimento do Dia Mundial de Luta e Combate ao Trans Feminicídio.


Hoje aprovamos o Projeto de Lei Dandara Brun, que estabelece o dia 14 de maio como “Dia Municipal de Luta e Combate ao Trans Feminicídio''.


Dandara foi uma mulher trans, travesti moradora do Morro do Estado, brutalmente assassinada no bairro do Centro de Niterói. A partir da aprovação do PL, anualmente teremos campanhas, atividades e palestras com foco no enfrentamento e a erradicação do transfeminicídio. Além de manter viva a memória de Dandara Brun no dia de seu nascimento.


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim: https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page