top of page
professor tulio horizontal fundo colorid

Professor Tulio

(Vereador)

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Olá, muito prazer, meu nome é Tulio Mota, mais conhecido como Professor Tulio.

 

Tenho 37 anos, sou niteroiense de coração, educador popular há 17 anos em Niterói e militante antifascista. Sou formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. Sou mestre e doutorando em Engenharia de Produção também pela UFF, pós-graduado em docência do Ensino Fundamental e Médio e professor de Física.

Voltando um pouco no tempo, atuo no cenário político do estado desde os meus 16 anos. Inspirado pelas ideias de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, em 2000 ingressei na política com a consciência de que esse é o caminho para transformar a realidade social do país. A partir de então iniciei uma campanha permanente para trazer jovens para a política e mostrar a eles importância da educação para o desenvolvimento de um povo.

 

Independentemente de atuação partidária, sempre estive atento à realidade do mundo, querendo transformar com ações concretas o que estivesse ao meu alcance. Durante o curso de Engenharia recebi um convite para participar do Pré-Vestibular Popular da UFF e foi assim que descobri o prazer de dar aulas. A partir dessa experiência, percebi a transformação que a educação pode fazer na vida das pessoas. Hoje, leciono na rede privada de Niterói e em abril desse ano, completei 17 anos como professor voluntário no Pré-Vestibular Popular da UFF.

 

Em 2015, me filiei ao PSOL por acreditar que o partido é o principal representante da forma de fazer política em que acredito. Acredito em financiamento coletivo de campanhas eleitorais e mandatos participativos, construídos coletivamente, baseados no diálogo com a população. Além disso, os mandatos do PSOL na ALERJ e na Câmara de Deputados me representam.

Em 2016, fui candidato a vereador de Niterói e obtive 2216 votos. Não aceitei nenhum real de empresas privadas. A campanha foi feita por alunos, professores e jovens da cidade. Nossa votação me transformou em 1º vereador suplente do PSOL Niterói. 

Em 2019, o governo Bolsonaro anunciou o corte de recursos na educação, que tem prejudicado o funcionamento pleno das Universidades e dos Institutos Federais. Estive nas ruas com alunos e professores para defender as universidades, a pesquisa, a ciência e os professores. Mobilizamos milhões de pessoas para lutar pela educação e contra o corte de recursos e marchamos em resistência para defender a educação pública de qualidade.

Em 2020 me tornei vereador, sendo o segundo candidato mais votado de Niterói. Não vejo a política como uma carreira, mas sei que enquanto estiver vereador posso fazer um mandato que realmente represente as necessidades da população de Niterói. Na Câmara Municipal de Niterói, questionarei o atual modelo de cidade que prioriza o lucro em detrimento da vida. Lutarei para que toda criança niteroiense tenha acesso à educação libertadora. Defenderei a educação popular em tempo integral, a ciência, a pesquisa, a UFF, a juventude, os professores e os profissionais da educação.

Por isso tudo, sou vereador pelo PSOL Niterói.

bottom of page