Boletim #20 - Setembro 2021

Atualizado: 7 de jun.



Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


📚 Centenário de Paulo Freire | Atividade no Campo de São Bento se soma às atividades que reverenciam o legado do educador.


No último domingo (19), no Campo de São Bento, foi realizada uma aula pública pelo centenário da vida de Paulo Freire, educador popular. O deputado estadual do PSOL , Flavio Serafini, esteve presente, ao lado de figuras públicas e educadores da cidade.


Mesmo em tempos sombrios, o legado de Paulo Freire, que defendia uma educação popular e emancipadora resiste.


Confira imagens do evento: https://www.instagram.com/p/CUDoDYBlQ25/


🌎 Greve Mundial Pelo Clima | 24 de setembro, mais de 89 países fazem mobilização em defesa da preservação do Planeta


No dia 24 de setembro, está sendo organizada uma mobilização global em defesa do Meio Ambiente, denunciando a gravidade climática que vive nosso planeta. No Brasil, diversas organizações estão em mobilização por melhores políticas contra as mudanças climáticas, contra o Governo Bolsonaro e por um futuro anticapitalista e ecossocialista.


No Rio de Janeiro, o ato será no Largo da Carioca, às 18h.


👩🏽‍🦽🦻🏽 👩🏽‍🦯Dia Nacional de Luta pelas Pessoas com Deficiência | Além do dia Nacional de Luta, Setorial do PSOL Niterói Daniel do Valle (da Pessoa com Deficiência), organiza curso de formação para militância.


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído como lei no Brasil em 2005, mas desde 1982, movimentos sociais já comemoram a data. A data foi escolhida para coincidir com o dia da árvore e início da primavera. Por ser comparada ao renascimento e renovação da luta pelos direitos à inclusão naquele momento, assim como acontecem com as flores durante esta estação.


As pessoas com deficiência estão saindo do processo de segregação e ganhando visibilidade na sociedade, mas esta ação se torna paradoxal quando se deparam com barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e, principalmente, atitudinais.


O PSOL Niterói tem incorporado a luta pela inclusão como direito das pessoas com deficiência com propostas de políticas públicas para a educação, saúde, trabalho, mobilidade e acessibilidade aos transportes, lazer e cultura e, no combate ao capacitismo


Assim, na semana de 20 a 25 de setembro, o Setorial de Pessoas com Deficiência - Daniel do Vale realizará as seguintes atividades.


Se inscreva no curso de formação: https://docs.google.com/forms/u/0/d/1wM_zQhw9o2hb4t0_PyjPuWe6yAZHKGEzZNfjoyzquW4/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&edit_requested=true



🌈 Dia da Visibilidade Bissexual | Dia 23 de setembro, é dia de celebração e visibilidade a bissexualidade


Dia 24 de setembro é um dia que convoca as pessoas bissexuais, suas famílias, amigos e aliados para reconhecer e celebrar a bissexualidade. Essa data se encaixa na semana da visibilidade BI e compõe o calendário de lutas LGBTQIA+.


Por isso o Setorial LGBT do Psol Niterói separou algumas curiosidades sobre o tema, para mais uma vez, lembrar que bissexuais existem e resistem!


Veja: https://www.instagram.com/p/CUKkZpJjRN5/


🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Mandata convoca servidores estaduais para plenária contra o pacote de maldades de Claudio Castro


Na próxima terça-feira (28), às 18h30, o mandato coletivo fará uma plenária de mobilização para pensar junto com os servidores as possibilidades de resistência na ALERJ contra o pacote de maldades do governo Cláudio Castro. Além de dar informes e atualizações, o mandato quer construir coletivamente com os servidores a melhor tática para derrotar e desidratar este pacote. A proposta em tramitação impõe uma reforma administrativa que é um cavalo de tróia contra a carreira tão atacada de servidores e servidoras.


Se inscreva no link http://bit.ly/PlenáriaDeServidores


✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Talíria segue na luta contra PEC 32, que quer desmontar e precarizar o serviço público brasilerio.


Essa semana na Comissão Especial que debate a PEC 32, Taliria mandou recado: defender a PEC que desmonta o serviço público é criminoso! A maior mazela da administração pública brasileira é o presidente genocida e quem o sustenta. O povo brasileiro enfrenta um momento dramático, com a maior alta inflacionária do último período, fome, desemprego, milhares de mortes evitáveis, o preço do gás e do combustível nas alturas, mas a resposta do governo é a destruição do Estado brasileiro, ao invés de investimento em mais políticas públicas.


Bolsonaro e sua base precisam parar de mentir com falsas soluções que sempre recaem no colo do trabalhador. Mas o recado dos servidores públicos está dado: quem votar não volta! E nós vamos barrar esse desmonte no plenário!


Confira a fala de Talíria: https://www.instagram.com/p/CULfUTmJ6WI/


✏️ Mandato Popular Professor Túlio | Mandato realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Na terça-feira(21), às 18 horas, o mandato realizou uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Niterói em homenagem ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.


As pessoas com deficiência estão saindo do processo de segregação e ganhando visibilidade na sociedade, mas seguem convivendo com várias barreiras na cidade de Niterói, e pensar políticas públicas que rompam com o capacitismo é urgente.



📲✊ Mandato Paulo Eduardo Gomes | Mandato volta as atividades na Câmara em diálogo com moradores da Piratininga, sobre obras da ciclovia.


O mandato voltou às atividades na última semana e esteve na manhã desta terça (21/09) com moradores e trabalhadores quiosqueiros para acompanhar uma série de denúncias sobre as obras que seguem à sua revelia.


O que foi verificado é que a principal necessidade em Piratininga são obras para contenção dos impactos das marés e depois a retomada das obras de recuperação do calçadão. Qualquer outra coisa antes disso é enxugar gelo, gelo com dinheiro público, no caso cerca de 4 milhões e meio de reais!


Se houveram audiências passadas para discutir o projeto, aquela comunidade não foi devidamente comunicada. Apesar de inúmeras reclamações, os moradores não estão sendo ouvidos e suas demandas tem sido desconsideradas. Por isso, nosso mandato vai oficiar à Secretaria de Urbanismo para ter acesso ao projeto completo, e encaminhar demanda ao Ministério Público para imediata suspensão das obras, além de requerer realização de Audiência Pública, para garantir o direito à informação da população local, com atenção à democracia e aos Direitos Humanos.



💪🏿 Mandata de Favela Benny Briolly | A partir de articulação feita pela mandata, Policlinica Silvio Picanço funcionará em horário adequado ao atendimento de profissionais do sexo


A partir de uma articulação feita pela Mandata de Favela, Consultório na Rua e a Fundação de Saúde, a Policlinica Silvio Picanço agora trabalha com um novo horário de funcionamento adequado para o atendimento de mulheres trans e travestis que atuam como profissionais do sexo.


Todas as quartas o horário de funcionamento da Policlinica será de 10h às 20h, com intuito de alcançar aquelas que trabalham em horário noturno. Sabemos que existe um grande afastamento dos nossos corpos em espaços de saúde pela falta de preparo dos profissionais. Por isso, a ação é um grande passo para tornar sistema de saúde acessível para nossos corpos.


A mandata continuará acompanhando os desdobramentos da Policlinica. Compartilhe essa informações com as mulheres trans e travestis de Niterói que você conhece.


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim:https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!