top of page

Boletim #11 - Julho 2021

Atualizado: 7 de jun. de 2022




Boletim Semanal do PSOL Niterói. Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


☀️ Renatinho presente! | PSOL realiza atividade pelo Dia Municipal de Luta Pelos Direitos Humanos - Vereador Renatinho do PSOL


Na última quinta-feira (15), fizemos uma atividade na esquina do Renatinho, em Icaraí, para homenagear a luta do nosso eterno companheiro.


Fruto de um projeto de lei da bancada do PSOL, dia 15 de julho é o Dia Municipal de Luta Pelos Direitos Humanos - Vereador Renatinho do PSOL. A data marca a luta incansável do nosso camarada pela garantia dos direitos humanos em nossa cidade.


Renatinho presente, hoje e sempre!


☀️ 7º Congresso Nacional do PSOL | 3º Debate das Teses acontece no próximo sábado (17)


Atenção filiada(o)! O 7º Congresso Nacional do PSOL está aí, e esse ano ele será um pouco diferente, por conta da pandemia da covid-19. Esse ano, teremos debates online das teses que foram apresentadas para o congresso, e em dias específicos, teremos a votação presencial em urna em locais pré estabelecidos pela direção municipal do partido.


O 3º dia de Debate das Teses acontece no próximo sábado (17), às 14h.

Para saber mais sobre o Congresso Nacional do Partido, e ter acesso a todas as teses, acesse: https://psol50.com.br/congresso2021


🌻 Investigações do assassinato de Marielle e Anderson | Promotoras saem da investigação por interferências externas


Essa semana, recebemos com indignação a notícia que as promotoras que investigavam o caso do assassinato político de Marielle e Anderson, saíram da investigação alegando interferências externas no caso. Inaceitável que há mais de 3 anos sem respostas, tenhamos que receber notícias como essa.


O Comitê Justiça Por Marielle e Anderson , junto a família e a viúva de Marielle, e vereadora pelo PSOL Carioca , Mônica Benício, foram a porta do Ministério Público do Rio de Janeiro cobrar respostas sobre o caso e sobre as interferências denunciadas pelas promotoras.


O Instituto Marielle Franco, criou um site para pressionar o MP para que garanta a não interferência externa na investigação, além da resolução


Acesse e ajude na pressão: interferências.org


📌 Saiba quais são as iniciativas dos nossos mandatos!


🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Mandato aprova projeto de lei que obriga a SEEDUC a propor uma busca ativa aos estudantes que estão afastados da escola


Antes do início do recesso na parlamentar, a ALERJ aprovou o Projeto de Lei 1537/2019, de autoria do mandato coletivo Flavio Serafini, que estabelece a obrigatoriedade da chamada pública e busca ativa de crianças, adolescentes, jovens e adultos na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O objetivo do PL é garantir o acesso à educação e combater a evasão escolar.


Hoje, 35% dos jovens de 19 anos não concluíram sequer o ensino médio, trabalhar pelo acesso e pela permanência na escola é fundamental. A chamada pública convida e sensibiliza para a escola no momento da matrícula e a busca ativa monitora a presença e aproxima a família no combate a evasão ao longo de todo o ano letivo. São instrumentos de mobilização pelo direito a educação!



💪🏿 Mandata de Favela Benny Briolly |Mandata aprova projeto de lei que cria, em Niterói, uma Política Pública do Cuidado


O nosso projeto propõe princípios e diretrizes para a construção de políticas públicas do cuidado, definindo que o Poder Público se responsabilize pelo trabalho reprodutivo através de ações como o estabelecimento de uma renda básica para família chefiadas por mulheres, a criação de creches públicas e centros de recreação no contraturno escolar para que as mães possam manter suas atividades profissionais e acadêmicas e a ampliação das políticas de licença-maternidade e paternidade.



✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Mandato entrega título de cidadão niteroense ao Padre Júlio Lancellotti


Essa semana o Professor Tulio foi a São Paulo entregar, em mãos, o título de cidadão niteroiense ao Padre Júlio Lancelloti. O Padre é uma das maiores referências nos Direitos Humanos no Brasil e um lutador social que está sempre a serviço dos pobres e excluídos.



✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Talíria se posiciona a favor de PEC que limita a participação de militares da ativa de assumerem cargos no governo


A PEC que impede militares da ativa de assumirem cargos no governo foi protocolada essa semana na Câmara dos Deputados. Em um país que não responsabilizou militares responsáveis pela ditadura civil-empresarial-militar e que tem o maior número de representantes desse segmento atualmente no governo federal, essa proposta é fundamental! Segundo o Datafolha, 58% da população concorda que militares não deveriam compor governos.


Taliria, quanto líder do PSOL na Câmara, apoia essa PEC, junto com a oposição. É urgente frear a sanha autoritária contra as instituições democráticas.


Veja a fala da Talíria em plenário sobre o tema: https://bityli.com/FvpyZ


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim: https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page