BOLETIM #8






Boletim #8 : Boletim Semanal do PSOL Niterói: Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares.


19J | Todos e todas as ruas pelo Fora Bolsonaro


Amanhã teremos mais um dia de mobilização nacional pelo Fora Bolsonaro, e todos e todas estão convocados para estarem nas ruas. Em Niterói, haverá uma concentração às 8h, em frente as Barcas, para que possamos ir juntos ao ato no Rio de Janeiro, que terá concentração às 10h em frente ao Monumento do Zumbi, na Presidente Vargas.


Não se esqueça: Use pff2 e leve seu álcool em gel! E caso seja do grupo de risco e ainda não tomou as duas doses da vacina, fique em casa!


Servidores em Luta contra a Reforma da Previdência Municipal | Proposta da prefeitura propõe aumento contribuição de 14%, sem nenhum benefício


Na última quinta-feira, foi aprovado em 1ª discussão a Reforma da Previdência Municipal proposta pela prefeitura. O governo fez manobras para que fosse aprovado sem a discussão com a população, mas com uma importante mobilização dos servidores foi garantido que na próxima terça, dia 22 de junho, às 14h, terá uma audiência pública para debater a proposta de reforma da prefeitura.


É possível reverter em 2ª votação para impedir o ataque que é a proposta de Reforma, mas é preciso que todos e todas se mobilizem para pressionar os vereadores a votarem contra a proposta. Todos estão convocados para audiência, que será online, pela página da câmara municipal!


PSOL nas Redes | Feminicídio e Política para as Mulheres será o próximo tema da live quinzenal do PSOL Niterói


A live de prestação de contas do PSOL Niterói, que acontecerá dia 21 de junho, às 17h, terá como tema políticas de combate ao feminicídio e a para as mulheres na cidade de Niterói. Depois dos últimos acontecimentos, em que duas mulheres foram vítimas de violência, sendo um delas assassinada na cidade, queremos refletir sobre as políticas de combate ao machismo e a violência contra as mulheres.


Além da nossa bancada também estará presente o Setorial de Mulheres do PSOL Niterói. Não percam! Ao vivo, no facebook e youtube do PSOL Niterói!


PSOL no Telegram | Agora o PSOL Niterói tem um canal no telegram! Saiba como se inscrever

O PSOL Niterói chegou ao Telegram! Criamos um canal para enviarmos notícias, as ações dos nossos mandatos, posicionamentos do partido e outros conteúdos exclusivos do partido diretamente para seu celular.


Confira como assinar: https://cutt.ly/inBAPjH


📌 Saiba quais são as iniciativas dos nossos mandatos!



💪🏿 Mandata de Favela Benny Briolly | Aprovado em primeira votação: projeto de lei que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e Unidades Básicas de Saúde


Na última quinta feira (17), a Mandata de Favela aprovou um PL que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e Unidades Básicas de Saúde municipais. Tal projeto foi elaborado em parceria com o movimento @eutodechico e a partir do conceito de pobreza menstrual, que tem sido pautado por diversos movimentos de mulheres como uma questão urgente em âmbito mundial. Por heranças culturais e estruturais, falar sobre a menstruação é um grande tabu. Uma consequência desse movimento é a falta de estudos e pesquisas científicas sobre quem são as pessoas que menstruam, onde elas estão, por que há uma evasão enorme na educação dessas pessoas durante o período menstrual e como a falta de acesso a absorventes higiênicos pode influenciar a vida desses corpos.


Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) identificou o direito à higiene menstrual como parte da agenda mundial dos direitos humanos, assim como uma questão de saúde pública. Por isso, acreditamos que todas as pessoas que menstruam devem ter direito ao absorvente. Ao fornecer este item de higiene, quem menstrua poderá exercer os direitos básicos dos direitos humanos, como o acesso à educação, à saúde, ao lazer, ao trabalho, entre outros prejudicados.


É importante salientar que, em 2020, por influência da pandemia causada pela Covid-19, a porcentagem da falta de acesso aos absorventes íntimos foi agravada.


Acompanhe esta e outras ações: https://www.instagram.com/p/CQMnTFtp1AR/



✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Mandato realiza Audiência Pública na Câmara sobre a abordagem da Guarda Municipal e da Polícia Militar e a precarização do trabalho dos entregadores de aplicativo.


A partir da reunião, os entregadores apresentaram problemas enfrentados na cidade e encaminharam uma série de demandas para que o poder público busque soluções, entre elas, o pedido para que guardas municipais deixem de exercer a função de agentes de trânsito. Além de ser contra as atribuições constitucionais da Guarda, isso tem provocado um número elevado de denúncias sobre abordagens e multas direcionadas especificamente aos entregadores. Será criado um grupo de trabalho envolvendo a Prefeitura, a Câmara Municipal, a OAB e entregadores para elaboração de um protocolo de atuação dos agentes públicos nas abordagens.



📲✊Mandato Paulo Eduardo Gomes | Retrofit deixa pobres de fora e pode beneficiar especulação imobiliária


O Mandato Paulo Eduardo Gomes denuncia a votação vergonhosa que ocorreu na noite de ontem (17/06), onde o projeto que trata da conversão de imóveis não residenciais vazios em imóveis residenciais, não aprovou nossas emendas que garantiriam que o projeto atenderia as famílias mais necessitadas.


Saiba mais: https://tinyurl.com/ya6uu7cf


🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | PL que propõe tombar a UERJ como Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro


Enquanto bolsonaristas tentam fechar a UERJ em seus "delírios fascistas", o mandato coletivo Flavio Serafini apresentou um Projeto de Lei para tombar a UERJ como patrimônio imaterial, por interesse histórico e cultural do Rio de Janeiro, instituindo nela um regime jurídico especial.


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), está há mais de 70 anos promovendo ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, produz e difunde cultura, conhecimentos, saberes e fazeres ancorados na ciência. Para além dos seus patrimônios de “pedra e cal”, presentes em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, o maior legado que a UERJ é proporcionar à população fluminense a produção e difusão de conhecimento. A educação pública resiste!


Confira: https://cutt.ly/6nBSwST


✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Vitória! STF concede liminar que suspende por 6 meses despejos e reintegração, em meio a pandemia


Essa semana o ministro Luís Roberto Barrosso, acolheu a ação da bancada do PSOL na Câmara Federal e do MTST para impedir despejos e reintegração de posse pelo menos até o final de 2021 já tem 5 votos favoráveis e 2 contrários. O ministro Gilmar Mendes pediu para a ação ser votada em sessão presencial no plenário. Enquanto isso, a liminar que impede os despejos está valendo.


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim:https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!