top of page

Boletim #4 - Maio 2021

Atualizado: 7 de jun. de 2022



Boletim Semanal do PSOL Niterói: Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares.


BOLETIM #4 - ANO I, maio 2021 | PSOL NITERÓI


✊🎓 Em defesa da UFF | Ato convocado pelo Movimento Estudantil denuncia cortes no orçamento da universidade


Depois da notícia que a Universidade Federal Fluminense só tem orçamento para manter o funcionamento até junho, o movimento estudantil da UFF, junto a professores, técnicos administrativos e alunos do Coluni, foram às ruas de Niterói para defender a universidade contra os cortes do governo federal.


A UFF é importantíssima para a cidade de Niterói, o fechamento da universidade implicará em vários problemas para a população, vista a quantidade de projetos de extensão e de pesquisas da universidade que atende a população da nossa cidade.


Conheça também a página Eu defendo a UFF: https://www.instagram.com/eudefendoauff/



✊🏿1 ano da Morte de João Pedro | Ações pelo estado marcam luta contra o genocídio da juventude negra


Na última terça-feira fez 1 ano da morte de João Pedro, adolescente de 14 anos que foi assassinado pelo Estado no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo. A data que poderia ser uma data de luto, se transformou em dia de luta e memória do jovem. Em todo o estado foram feitas atividades para denunciar a violência de Estado contra a juventude negra e lembrar da memória de João.


Os atos também pedem justiça, pois o inquérito policial não foi concluído e os responsáveis não foram apontados. Em Niterói a atividade foi na Praça Araribóia, com um entardecer.


Entenda o caso: https://bityli.com/McLeC


Confira como foi a atividade em Niterói: https://www.instagram.com/p/CPBwWlZLXdV/



📢 29M, Dia Nacional de Lutas | Convocação à militância do PSOL Niterói para participar das atividades do dia 29 de maio


O Diretório Municipal do PSOL Niterói aprovou por unanimidade construir as mobilizações unificadas contra Bolsonaro no dia 29/5, compondo assim o movimento que une muitas forças e movimentos da esquerda chamado Povo na Rua, Fora Bolsonaro.


O PSOL orienta que a militância participe das atividades com atenção a todos os cuidados e pensando estratégias para diminuir os riscos de contágio, é uma necessidade diante da conjuntura que nos mata. 😷


Uma plenária online ocorrerá nesta sexta-feira dia 21 de maio, às 18h30, para organizar as intervenções em Niterói. Todos e todas estão convocados a participar! Para participar basta preencher o formulário: https://forms.gle/XydYWg4ZuUVWbWEeA



📌 Saiba quais são as iniciativas dos nossos mandatos!


✊🏾 Mandata Talíria Petrone | PSOL no Câmara federal protocolou um pedido de investigação do MPF sobre a compra, pelo governo federal, de ferramenta israelense de espionagem


A bancada do PSOL na Câmara protocolou junto ao Ministério Público Federal (MPF) representação para que o órgão investigue as motivações que levaram o governo brasileiro a licitar a compra de uma ferramenta israelense de espionagem. Os deputados também querem entender o porquê desta articulação está sendo feita pelo filho de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro, junto ao ministro da Justiça, expondo, inclusive, uma disputa com o alto comando militar.


Caso adquirido, o programa Pegasus permitirá o monitoramento de pessoas e empresas sem decisão judicial. Para a líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone, o ato, além de ímprobo, é inconstitucional, e confirma o intuito de contaminar a gestão pública através de ameaças e aparelhamentos.




🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Aprovado Projeto de Lei 1772/2019 instituindo o Abril Verde que determina ações de prevenção e combate à intolerância religiosa no Rio de Janeiro.


Foi aprovado, em co-autoria do mandato com outros deputados da ALEJ, o Projeto de Lei 1772/2019 instituindo o Abril Verde que determina ações de prevenção e combate à intolerância religiosa no Rio de Janeiro. A ideia desse projeto surgiu depois de uma audiência pública no terreiro de Mãe Beata, em 2019.

A intolerância é observada contra pessoas que professam diferentes religiões. Mas, sabemos, que as religiões de matriz africana são os alvos mais comuns desse tipo de prática, que é mais uma das faces do racismo em nossa sociedade.

É urgente avançarmos nessa pauta!




✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Aprovado PL que inclui o grupo prioritário da fila da vacinação profissionais de educação de todos os níveis.


Aprovado, em segunda discussão, o projeto que inclui no grupo prioritário da fila da vacinação contra Covid-19 (para vacinas pelo município) de profissionais de educação de todos os níveis, sejam da rede pública ou privada e também de profissionais de cursos pré-vestibulares sociais/comunitários, além de pessoas com deficiência e trabalhadores de serviços considerados essenciais em Niterói (o que inclui funcionários de supermercados e entregadores).




📲✊Mandato Paulo Eduardo Gomes | Publicada Lei Municipal, de autoria do mandato, que autoriza o município a adquirir vacinas contra a COVID 29


A Lei Municipal 3597 é de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes, que autoriza expressamente o Município a adquirir vacinas com eficácia comprovada contra o novo coronavírus para imunizar toda a população da cidade, possibilitando agora para isso o imediato remanejamento de recursos previstos na Lei Orçamentária Anual 2021.

Esta lei possibilitou também a aprovação posterior de outra legislação, igualmente de coautoria da Bancada do Psol, que estabelece grupos prioritários locais para vacinação contra a COVID-19, a serem vacinados com estas doses que serão adquiridas pelo Município.


Seguimos firmes com nosso trabalho à frente da Comissão de Saúde da Câmara, em defesa do SUS, pela vida e pela saúde de todos os trabalhadores da cidade!




💪🏿 Mandata de Favela Benny Briolly | Aprovado PL que coloca como grupo prioritário para a vacinação no município, rodoviários, trabalhadoras domésticas, entregadores de aplicativos e outros


Na última quarta-feira (19), a mandata aprovou um projeto sobre prioridades na vacinação contra Covid-19 em Niterói. Vamos garantir que rodoviários, trabalhadoras domésticas, pessoas com deficiência, cuidadores de idosos, entregadores de aplicativos, gestantes e lactantes tenham prioridade no processo de imunização.


Importante vitória para avançar na imunização em nossa cidade!




Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim: https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page