top of page

Boletim #3 - Maio 2021

Atualizado: 7 de jun. de 2022




Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares.


BOLETIM #3 - ANO I, maio 2021 | PSOL NITERÓI


Queremos nossos jovens negros vivos!| O PSOL esteve presente no ato do dia da falsa abolição e convoca todos e todas para o 18M, dia de luta contra o genocídio negro e em memória de João Pedro.

Ontem o PSOL Niterói esteve presente nos atos puxados pelo Movimento Vidas Negras Importam, em Niterói, e pela Coalizão Negra, no Rio de Janeiro. Os atos do dia 13 de maio, dia da falsa abolição da escravidão no Brasil, já são tradicionais no movimento negro, mas esse ano foi marcado por ocorrer dias depois da Chacina do Jacarezinho. O ato denunciou as violências de Estado que a população negra sofre, e pediu o fim da violência policial


Além disso, no dia 18 de maio está sendo convocado um ato no Salgueiro, em São Gonçalo. Nesta data, completará 1 ano da morte do jovem João Pedro, e o movimento negro quer marcá-lo como um dia de luta contra o genocídio negro. Todos e todas estão convocados para participar desse dia de luta


▪️ Professoras Elza Dely, Margaret Martins e Carla Musa presentes! | Homenagem do PSOL Niterói a mulheres guerreiras que nos deixaram essa semana


Essa semana o PSOL Niterói perdeu grandes lutadoras que estiveram tantos anos lutando junto conosco. Ambas professoras e lutadoras incansáveis pela educação pública de qualidade. Elza na UFF, Margaret na rede municipal de ensino, e Carla na rede estadual, viveram suas vidas compartilhando conhecimento junto com crianças, adolescentes e jovens. Ambas foram filiadas ao PSOL e estiveram em diversas lutas da cidade.


Elza, Margaret e Carla estarão em nossa memória e na nossa luta ! Elza, Margaret e Carla Presentes!


Veja nossas homenagens as camaradas:

Margaret Martins : https://cutt.ly/cbLadFI



🤳🏾PSOL nas Redes | 2ª Edição da prestação de contas virtual do PSOL Niterói debaterá iniciativas sobre direitos humanos e segurança pública


Na próxima segunda-feira, às 16h, teremos a 2ª Edição do PSOL nas Redes, a prestação de contas virtual do PSOL Niterói.


Dessa vez vamos falar sobre nossas inciativas de combate ao genocídio da população negra e favelada. Não poderia ser diferente, depois de uma das maiores chacinas no estado do Rio de Janeiro, que ocorreu na semana passada na Favela do Jacarezinho. Vamos falar sobre nossas políticas de combate a violência aos pobres e negros, mas também sobre nossa organização de luta nas bases da negritude, dos favelados e dos trabalhadores. Nossa batalha é na Câmara de Vereadores, na ALERJ , no Congresso, mas principalmente nas ruas.


Acompanhe nas páginas no Facebook e no Youtube do PSOL Niterói e dos nossos mandatos populares.


🏽‍⚕️Semana de enfermagem Rosalda Paim| 4.ª Semana da Enfermagem de Niterói Professora Rosalda Paim


Em 2021, vamos comemorar no dia 24 maio, às 18h, a 4.ª Semana da Enfermagem de Niterói Professora Rosalda Paim, que terá transmissão ao vivo pelo Facebook. A Semana foi criada através da Lei Municipal 3296/2017, de autoria da Bancada do PSOL, através dos vereadores Paulo Eduardo Gomes, Renatinho do PSOL e Henrique Vieira, e visa homenagear, fortalecer a memória e as lutas de profissionais tão necessários no nosso cotidiano, sobretudo em tem tempos de pandemia.


O PSOL luta ao lado destes trabalhadores na defesa das 30h semanais, contra a Reforma Administrativa e tantos outras ataques que o Bolsonaro promove contra quem cuida das pessoas. Em Niterói, seguimos lutando por um Plano de Cargos, Carreiras e Salários dignos, por concursos públicos, e tantas outras garantias para que estes profissionais imprescindíveis tenham condições dignas de trabalho!



🏾‍🦳Setorial de Pessoas Idosas| Criação do Observatório de Políticas para a Pessoa Idosa de Niterói


No dia 26/05, o setorial realizará a reunião na qual se discutirá a criação do Observatório de Políticas para a Pessoa Idosa de Niterói , um órgão independente de controle que tem como função fiscalizar e orientar políticas públicas e violações ao Estatuto do Idoso ou outras legislações, bem como mapear e produzir dados sobre a distribuição de pessoas idosas nas estruturas de classe, raça e gênero, além de condições de dependência, independência, autonomia, limitações etc.


Em breve enviaremos o convite a toda a nossa militância para a reunião!



Saiba quais são as iniciativas dos nossos mandatos!


Mandata de Favela Benny Briolly |Comunicado Importante! A vereadora Benny Briolly precisou sair temporariamente do país por conta de ameaças a sua integridade física.


É com pesar que comunicamos que a nossa companheira vereadora Benny Briolly teve que sair do Brasil para proteger sua integridade física. Mesmo fora, ela seguirá acompanhando as sessões plenárias da Câmara de forma virtual.


Há cinco meses nossa companheira vem enfrentando diversas ameaças e ofensas, tanto nas redes sociais como presencialmente. Foram comunicadas várias instâncias do Estado brasileiro sobre a grave situação e esperamos que medidas sejam tomadas.


Vivemos um momento em que a política de ódio tem se expressado de forma contundente e são direcionadas em especial a mulheres, pessoas negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+ e defensoras de direitos humanos e da natureza. Lutaremos para que o Estado garanta a integridade de nossa companheira, assim como sua atuação parlamentar. É o mínimo que se espera numa democracia e por ela lutamos.


Venceremos esse momento tenebroso e continuaremos semeando a esperança de dias melhores.


Confira a nota da mandata : https://cutt.ly/cbLapUEMandato popular Professor Tulio | CAMPANHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À COVID-19 NAS ESCOLAS DE NITERÓI


Aprovado em segunda discussão o nosso projeto de Lei, em parceria com o vereador Andrigo e com bancada do PSOL, que dispõe sobre a Campanha municipal de prevenção e combate à Covid-19 em instituições públicas e privadas de ensino no município de Niterói.




Mandato Paulo Eduardo Gomes| Em defesa do Fundo dos Royalties!


Paulo Eduardo é contra aplicação dos recursos do Fundo de Equalização da Receita (FER) em renda variável, como deseja a Prefeitura. “Estamos tratando de recursos públicos do povo de Niterói. Não podemos admitir que um fundo de reserva do município seja ameaçado com aplicações na Bolsa. Vimos agora a importância desse recurso, que, com a aprovação da Câmara, pôde ser usado na pandemia. Podemos precisar dele a qualquer momento novamente “— declarou o vereador Paulo Eduardo Gomes.




Mandato Coletivo Flavio Serafini | Visita a escolas da rede estadual no município de Niterói


O mandato visitou a Escola Estadual Domingos Sávio, o Liceu Nilo Peçanha e o Colégio Brigadeiro Castriotro. Apesar de um esforço enorme das direções escolares, foi constatado que não há condições de segurança sanitária para assegurar a vida de profissionais e estudantes. O tapete higiênico e a disponibilização de álcool gel e mesmo o distanciamento entre as carteiras não são, por si só, protocolos que assegurem um retorno seguro.


As escolas também não estão isoladas e, além dos riscos nas dinâmicas internas, há outros fatores como o uso de transporte público entre estudantes e profissionais, além da persistência de altos índices de contágio com várias regiões em bandeira vermelha e laranja que inviabilizam um retorno seguro.


Foi apresentado um Projeto de Lei na ALERJ - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro que autoriza a desvinculação do ano letivo do ano civil. O mandato defende a antecipação de recesso para junho, com a finalidade de garantir a imunização dos profissionais e a organização de um retorno que seja seguro e em diálogo com as comunidades escolares.


Confira como foi a visita: https://www.instagram.com/p/COyZiNaM7Qx/


Mandata Talíria Petrone | Mandato na luta contra a PL do Desmatamento Ambiental (PL 3729).


A mandata, junto a bancada do PSOL no Congresso, está em luta para barrar o Projeto de Lei que põe fim ao licenciamento ambiental, e que quer passar a boiada em cima dos direitos dos povos indígenas e que quer aprofundar o desmatamento ambiental no Brasil. O PSOL se posicionou pela retirada do Projeto de pauta, pois entende que ele é mais um ataque ao meio ambiente e aos direitos dos povos tradicionais.


Confira a fala de Talíria no plenário da Câmara: https://cutt.ly/lbLp7cq ; e a live que a deputada fez sobre o projeto: https://cutt.ly/BbLp6MS

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page