top of page

Boletim #16 - Junho 2022



Boletim #16: Boletim Semanal do PSOL Niterói.


Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


🏠 Nova sede do PSOL Niterói | Mutirão da militância do partido prepara a nova sede para a inauguração.


No feriado de Corpus Christi (16) a militância do PSOL Niterói se reuniu no espaço que será a nova sede do partido para fazer um mutirão de limpeza, pintura e organização. Nas próximas semanas será divulgado o evento que lançará oficialmente a sede.


Além disso, o partido está com uma campanha para que a militância possa ajudar também financeiramente o partido. Com um pix você ajuda a manter a nova sede do partido.


Doe para o PSOL Niterói!

Chave PIX PSOL Niterói • CNPJ • 09685615000173

Quer doar mensalmente para o PSOL Niterói? Se cadastre aqui.


Confira como foi o mutirão de reforma: instagram.com/p/Ce4iXwoLYDl/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D


🏳️‍🌈PSOL contra a censura e a lgbtfobia | Militância do partido marca presença em ato contra censura à exposição no Plaza Shopping Niterói.


Essa semana a militância do PSOL Niterói esteve presente no ato em repúdio à censura cometida no Plaza Shopping Niterói, da exposição “Abecedário da Diversidade” do artista Diego Moura.


No mês da diversidade , esse ato de censura demonstra o conservadorismo e preconceito presente em Niterói. Estamos ao lado da democracia e diversidade, que o amor não seja mais alvo de censura!


☀️ Nota PSOL RJ | Executiva estadual se posiciona contra a aliança de Marcelo Freixo com César Maia para o governo do estado.


O Partido Socialismo e Liberdade no Rio de Janeiro compreende que a luta contra o neofascismo, Bolsonaro e seus representantes é a principal tarefa nas eleições de 2022.


Por isso, decidimos apoiar Lula à Presidência, Marcelo Freixo ao Governo do Estado e Alessandro Molon ao Senado. Pela primeira vez , não apresentamos candidaturas majoritárias pelo partido, com o entendimento de que é necessária unidade da esquerda para barrar a extrema direita.


Nossa aliança com Marcelo Freixo é para derrotar Castro e o bolsonarismo em seu berço. (...) Por considerarmos fundamental afirmar um programa de mudanças profundas no Rio de Janeiro é que discordamos que haja aliança com César Maia para vice-governador e o PSDB. É fundamental um programa antifascista e antineoliberal para o Rio de Janeiro.


Não podemos amenizar nossas diferenças com o PSDB, que cumpriu papel central na aprovação das reformas trabalhista e teto de gastos. Também não podemos esquecer o ciclo dos governos do MDB, do qual Paes fez parte, marcado por corrupção, remoções e ataques à classe trabalhadora. E principalmente, não devemos fechar os olhos para as posições dúbias desse campo político em relação ao bolsonarismo no último período.



✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Talíria cobra ministro da Justiça sobre envolvimento da PRF e PF na Chacina da Vila Cruzeiro e no assassinato de Genivaldo.


Essa semana ocorreu uma reunião da Comissão de Direitos Humanos com a presença do ministro da Justiça. Talíria questionou ao ministro sobre o envolvimento da PRF e da PF na chacina da Vila Cruzeiro e na tortura e execução de Genivaldo. Além disso, cobrou respostas sobre as investigações em relação ao (naquele momento) desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips.


Na reunião, Talíria sofreu intimidações por parte de deputados bolsonaristas, mas não deixou-se intimidar .


Que justiça é possível ter quando os mesmos corpos continuam ameaçados e violentados por tanto tempo? O que o deputado bolsonarista não queria deixar Talíria falar?



📚 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Mandato realiza comissão de educação itinerante, visitando escolas públicas do interior do estado.


Na última semana, o mandato coletivo Flavio Serafini esteve presente no interior do estado, fazendo visitas às escolas estaduais. Flavio visitou escolas no noroeste fluminense e na região serrana.


Essas visitas são centrais para que a comissão possa trabalhar na cobrança por melhorias de condições nas escolas da rede. Mandato coletivo trabalhando também junto as cidades do interior!



🩺 Mandato Paulo Eduardo Gomes | Paulo preside audiência pública sobre rede de atenção psicossocial de Niterói e lei de coofinaciamento.


Na noite desta terça-feira, 14 de junho, o vereador Paulo Eduardo Gomes, Presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal de Niterói, o deputado estadual Flávio Serafini e o vereador Professor Túlio, promoveram uma audiência pública sobre a rede de atenção psicossocial de Niterói e a Lei de Cofinanciamento.


O objetivo desta audiência pública foi dar continuidade a uma discussão já antiga, a ação civil pública que transitou em julgado em 2017 que impõe ao município um conjunto de cobranças que, até hoje, não foi atendido.


O mandato fará uma síntese da audiência e de um conjunto de cobranças, e, conforme as respostas que cheguem, realizará uma nova audiência sobre este tema. O Mandato Paulo Eduardo Gomes permanece na luta contra os manicômios e contra a precarização das Redes de Atenção Psicossocial.




🏳️‍🌈 Mandata de Favela Benny Briolly | Mandata presente, junto à movimentos LGBTs, cem ato contra censura e lgbtfobia no Plaza Shopping.


Nesta terça-feira (14), Benny participou de uma manifestação em frente ao Plaza Shopping motivada pela censura da Exposição LGBT do artista Diego Moura e o seu esposo Ricardo Regel, que foi retirada do Shopping sem aviso prévio, a pedido de vereador bolsonarista.


Na manifestação compareceram o Grupo Diversidade Niterói, o Quilombo Urbano Xica Manicongo, a Casa Nem, liderado pela ativista LGBT Indianare Siqueira, o FONATRAS e diversas outros movimentos da causa LGBT.


O vereador bolsonarista foi ao ato e proferiu palavras homofóbicas e transfóbicas para os presentes. Com isso, foi chamado a Polícia Militar, para que um boletim de ocorrência fosse feito denunciando em flagrante o vereador e seus apoiadores pelo crime de homofobia.


A mandata não se calará e continuará junto as LGBTs que seguem sendo perseguidas.


Confira vídeo da fala de Benny no ato:



✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Tulio presente no ato contra os cortes do governo federal no orçamento das universidades públicas.


Nesta semana, o movimento estudantil estive mobilizado contra os cortes do governo no orçamento das universidades. Diversas instituições do estado do Rio já declararam que se os cortes continuarem não há condições de se manterem abertas.


É urgente que os cortes sejam revistos! O mandato se soma à luta contra os cortes nos orçamentos das universidades!



Siga o PSOL nas Redes:


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim: https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page