Boletim #15



Boletim Semanal do PSOL Niterói. Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


📗🔥 Não calarão! | PSOL repudia assédio contra estudantes em frente ao Liceu Nilo Peçanha.


Essa semana, ocorreu um episódio absurdo em frente a Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, que fica no centro de Niterói! A assessoria do vereador Douglas Gomes foi à porta do colégio, juntamente com direção e coordenador da escola, para assediar duas estudantes que estavam em via pública panfletando sobre o dia do estudante. Os assessores estavam sem máscara e ironizaram a pandemia e a vacinação contra a Covid-19.


Em meio a falas racistas e cenas lastimáveis de intimidação às adolescentes, os assessores e membros da direção e coordenação da escola tentavam impedir que acontecesse uma panfletagem sobre o movimento estudantil, em comemoração ao dia do estudante. Um total desrespeito e desvio das funções desses profissionais.


Um ato foi convocado dias depois com estudantes secundaristas e militantes do movimenta da educação.


Nossa solidariedade às estudantes e ao movimento estudantil, que trava lutas essenciais pela educação e pela democracia.



Voto Impresso Derrotado! | Apesar de tentativas de intimidação, Câmara dos Deputados barra projeto que visa conturbar eleição do ano que vem


Apesar das tentativas de intimidação do presidente genocida, convocando um passeio de tanques de guerra da Marinha e Exército pela Praça dos Três Poderes, a Câmara dos Deputados barrou a PL do Voto Impresso. Derrota de um projeto retrógrado que quer municiar a compra de voto e a violência política.


Apesar disso, 299 deputados votaram a favor do PL, sendo um número bastante considerável, e que mostra o quanto há os muitos que ainda flertam com um projeto facista no Brasil.



✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Mandata lança campanha “Na Minha Rua Não!” para pressionar deputados a votar, em regime de urgência, projeto de lei que visa a retirada de estatuas em homenagens a racistas e genocidas


A prisão ilegal de Galo, Biu e Thiago fez reacender o debate sobre as absurdas homenagens públicas a escravocratas, racistas, assassinos, genocidas na ruas das nossas cidades.


Por isso, a manda Talíria Petrone está lançando a campanha NA MINHA RUA, NÃO!


Em 2020, a mandata, junto com Áurea Carolina e Orlando Silva, em articulação com a Galeria de Racistas, protocolou um projeto de lei para proibir estátuas, bustos, placas de pessoas que se beneficiaram dos mais de 300 anos de escravidão. A proposta é que esses monumentos sejam realocados para museus, para serem expostos não de maneira heróica, mas, sim, de forma crítica pelos crimes que comentaram em vida. No lugar, a ideia é colocar homenagens a personagens históricos negros e indígenas, que lutaram e resistiram ao genocídio do povo negro.


Essa campanha é para que o PL 5296/2020 seja pautado em regime de urgência na Câmara! Já passou da hora dessas homenagens serem retiradas das cidades, né?


Confira o vídeo da campanha: encurtador.com.br/N0167


🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Mandato lança relatório sobre a situação das escolas estaduais no estado do Rio de Janeiro, para a volta às aulas presenciais


Ao longo dos últimos meses, o mandato coletivo Flavio Serafini, que preside a Comissão de Educação da Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, visitou 98 escolas da rede estadual, em 33 municípios do Estado, para fiscalizar as condições sanitárias das unidades tendo em vista o retorno das atividades presenciais.


O resultado destas visitas compôs o relatório “Situação das escolas estaduais para o retorno às aulas presenciais”, que foi entregue ao Secretário Estadual de Educação Alexandre Valle. De acordo com o relatório, boa parte das escolas têm dificuldades de cumprir protocolos básicos que podem diminuir a circulação do vírus.


Confira alguns dos dados coletados: encurtador.com.br/sBHIU

Veja matéria do RJ1 sobre o relatório: encurtador.com.br/bfrW5


🏘️✊ Mandata Popular Por uma Cidades de Direitos - Professora Regina Bienenstein | Regina participa da primeira sessão plenária como vereadora da Câmara Municipal de Niterói


Na quarta-feira desta semana a Vereadora Professora Regina Bienenstein participou de sua primeira Sessão Plenária como vereadora na Câmara Municipal de Niterói. A vereadora lamentou o motivo de sua tomada de posse e expressou total solidariedade à vereadora Verônica Lima. Ilustrou o tenebroso cenário nacional, estadual - em especial o massacre cotidiano dos trabalhadores mais pobres, jovens negros e até crianças, nas periferias e favelas - e municipal, afirmando que em Niterói, tem apontado junto ao Fórum de Luta pela Moradia, a grande desigualdade que caracteriza a cidade.


"Não há política habitacional definida, que contemple de forma efetiva a urbanização e regularização fundiária de territórios populares, o aproveitamento de imóveis vazios e subutilizados para habitação e o investimento na construção de moradias para famílias das faixas mais baixa de renda. O Executivo Municipal tem sistematicamente priorizado as regiões já urbanizadas." Conclui sua fala expressando o compromisso de sua mandata popular coletiva com a elaboração de propostas e afirmando que chamará atenção aos graves problemas que existem em nossa cidade, mesmo que no curto tempo de cerca de um mês - tempo que estará em posse como vereadora.


Para acompanhar a mandata da Vereadora: no instagram,

https://www.instagram.com/reginabienenstein/ e no facebook https://www.facebook.com/ReginaBienensteinPSOL


💪🏿 Mandata de Favela Benny Briolly | Mandata de Favela realiza reunião com mulheres trans e travestis de Niterói e São Gonçalo


Nesta semana, a Mandata de Favela Benny Briolly realizou uma reunião com as mulheres travestis e transexuais de Niterói e São Gonçalo. A reunião traçou estratégias e estabeleceu metas que possam ir de encontro ao fomento da luta.


A mandata entende o diálogo como uma ferramenta eficaz na garantia e aquisição de direitos. Por isso, o objetivo é organizar uma unidade metropolitana, unindo vozes e tocando as pautas.


Acompanhe nossas redes: encurtador.com.br/azJV4


✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Mandata faz reunião Secretário Executivo da Prefeitura para cobrar o descongelamento do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Municipais


Em reunião com o Secretário Executivo na Prefeitura de Niterói, o mandato cobrou o descongelamento do plano de cargos e salários dos servidores do município. Na reunião, foi anunciado que em duas semanas será apresentado um calendário de descongelamento do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos profissionais da educação de Niterói. O mandato segue na luta pela regularização dos pagamentos!


Confira vídeo do relato sobre os encaminhamentos da reunião: encurtador.com.br/lvxQ6


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim: https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!