top of page

Carta aberta por debates e democracia em Niterói

Atualizado: 31 de out. de 2020

À RedeTV, SBT Rio, G1, O Globo Niterói, A Tribuna, Plantão Enfoco, Rádio Cidade, Rádio Manchete e A Seguir Niterói

Queremos debate, pois são fundamentais para a garantia de eleições democráticas, plurais e transparentes.


Em função da pandemia do coronavírus e das condições sanitárias atuais, as eleições de 2020 ocorrem numa conjuntura de excepcionalidade, com necessárias restrições de circulação e com isolamento obrigatório para parte da população. Os debates entre candidatos à prefeitura, como direito à informação, sempre foram imprescindíveis, e agora ainda mais com campanhas de rua enfraquecidas e ataques sistemáticos às liberdades democráticas por forças políticas retrógradas.


Em eleições municipais, os cidadãos e cidadãs aguardam com expectativa a realização dos debates que, reunindo todas candidaturas, estabelecem o confronto de ideias, de políticas e propostas para a gestão do município nos próximos quatro anos.


Estranhamente, não há debates marcados de televisão, rádio e por jornais de grande circulação, mesmo havendo à disposição plataformas e opções tecnológicas que possibilitam debates sem aglomerações. Não procede a justificativa dos veículos de comunicação de que não podem ocorrer debates por conta das medidas sanitárias e distanciamento social. Se assim fosse, toda a produção audiovisual estaria suspensa no país. Na verdade, nesses tempos de menor circulação de pessoas pela cidade, a utilização da comunicação de massa se tornou indispensável. A ausência de debates é antidemocrático, não contribui para que o eleitor conheça comparativamente o programa, propostas e histórico das candidaturas.


A candidatura à Prefeitura de Niterói de Flavio Serafini e Josiane Peçanha (PSOL/UP) manifesta sua preocupação com esse cenário de esvaziamento do debate político no 1º turno, que tende a ampliar o número de abstenções e não comparecimento à votação. Por isso, reivindicamos às emissoras de TV, Rádio e aos Jornais e Portais de notícias que revejam seu posicionamento, garantindo espaço para o contraditório. A cidadania carece de um contato espontâneo para decidir com consciência seu voto, sem edições e teleponto. De nossa parte, assumimos o compromisso de participar de todos os debates.


O debate eleitoral é um momento decisivo de exercício da democracia, pois toda candidatura tem oportunidade de apresentar com igualdade propostas concretas e factíveis, além do histórico de vida de cada candidato e candidata, oferecendo informações pertinentes à população.


Queremos debates e convidamos as demais candidaturas à Prefeitura de Niterói a se juntarem nessa reivindicação. Queremos mostrar à população as nossas propostas e confrontá-las democraticamente com as de nossos adversários.


Sem debate quem perde é o eleitor, portanto, a democracia!

71 visualizações0 comentário

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page