top of page

Boletim #7 - Março 2022

Atualizado: 7 de jun. de 2022



Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


☀️ Renatinho Presente | No dia que completou 1 ano da morte de Renatinho, PSOL Niterói organiza homenagem na esquina marcada por seu nome.


Na última sexta-feira (18) completamos um ano sem Renatinho, o nosso grande companheiro e aliado de tantas lutas na cidade de Niterói. O dia foi repleto de homenagens na tradicional esquina de Icaraí que leva o seu nome, localizada entre as ruas Gavião Peixoto e General Pereira da Silva.


Um ano de saudades. Renatinho presente, hoje e sempre!


Confira como foi a atividade: https://www.instagram.com/p/CbSh7TLD3tX/


🌻 Marielle e Hiago presente | Dia 14 de março é marcado em Niterói por ato em memória de Marielle, e do jovem Hiago, que foi assassinado há 1 mês em frente às barcas.


Na última segunda-feira (14) amanhecemos na praça Araribóia para gritar e lutar por justiça aos assassinatos brutais de Marielle e Hiago, que fazem, respectivamente, 4 anos e 1 mês.


O ato foi puxado pelos familiares e amigos de Hiago e a militância do PSOL se somou ao ato entendendo a necessidade do fim do extermínio da juventude negra e a lógica racista que legitima tanta barbárie.


Quem mandou matar Marielle? E porque?


Justiça por Hiago, Marielle e Anderson!



🏘️ Não aos espigões! | Psol Niterói esteve presente na audiência pública que debate sobre o novo plano urbanístico proposto pela prefeitura.

Na segunda-feira (14), aconteceu a audiência pública para debater sobre o projeto de lei 416/2021, que delibera a respeito da ocupação e uso do solo na cidade de Niterói.


A proposta conhecida como “espigões do Grael” prevê a construção de prédios grandes ao longo da área costeira e em frente a favelas da cidade. Não podemos deixar que a nossa cidade esteja à mercê da especulação imobiliária, e que as populações mais pobres sofram com processos de gentrificação, como o que tem ocorrido na região oceânica da cidade.


Estamos ao lado dos niteroienses! Não aos espigões!


Veja imagens da audiência: https://www.instagram.com/p/CbJJl9Nr9n2/


☀️ Direção do PSOL Niterói participa de reunião estadual com diretórios municipais do partido.


No último final de semana, o nosso presidente Daniel Nunes esteve na reunião da direção estadual do partido com os diretórios municipais do estado. Os desafios da conjuntura para 2022 e as estruturas municipais do PSOL no Rio nortearam os debates.


Seguimos firmes no fortalecimento do PSOL no estado do Rio de Janeiro!




✊🏾 Mandata Taliria Petrone | Mandata realiza plenária com movimentos parceiros para prestação de contas e debate sobre os desafios que serão enfrentados no ano.


Na última quinta-feira (17) a mandata realizou uma plenária super potente, com várias companheiras e companheiros que acompanham o trabalho de Talíria no Congresso. Os desafios que a mandata enfrentará pela frente são imensos e a presença dos movimentos fortalece para as lutas que ainda virão.


Segue a resistência coletiva por tempos melhores!


Confira como foi o encontro: https://www.instagram.com/p/CbOYJNTpUgb/


🎒 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Aprovado projeto de lei que incorpora UEZO à UERJ!


Essa semana foi finalmente aprovada a incorporação da UEZO à UERJ. A UEZO é um Centro Universitário em que seus alunos têm pouquíssimas possibilidade de ter bolsas, seus profissionais ganham menos que os das demais instituições estaduais e principalmente, a população tem menos possibilidade de acessar ensino, pesquisa e extensão de qualidade.


A comunidade universitária da UEZO apontou para a incorporação pela UERJ como caminho para superar essas dificuldades e os anos de descaso que a fragilizaram ainda mais. O mandato coletivo Flavio Serafini votou SIM à incorporação, reiterando nosso apoio à luta em defesa do ensino superior público de qualidade na zona oeste.


A zona oeste da cidade do Rio merece educação superior pública e de qualidade e, por isso, a Alerj aprovou a incorporação da UEZO pela UERJ nesta terça, 15 de março!


Veja o vídeo que mostra como foi a aprovação da incorporação: https://www.instagram.com/tv/CbKYoz_N7WO/?utm_medium=copy_link



🩺 Mandato Paulo Eduardo Gomes | Paulo apresenta emendas que garantiriam passe livre e alimentação para crianças de escolas parceiras, mas são rejeitadas por parte da base da prefeitura.


Essa semana o mandato Paulo Eduardo Gomes apresentou emendas que garantiriam que as crianças matriculadas em escolas particulares parceiras, através de bolsas da prefeitura, teriam direitos iguais às matriculadas na rede municipal.


Uma das emendas previa que durante a vigência da lei, as crianças atendidas pelo Programa Escola Parceira 2022 seriam consideradas alunas da rede pública municipal de ensino, sendo a elas garantido o direito da gratuidade no transporte público coletivo de Niterói, na forma da legislação em vigor, a fim de garantir o passe livre estudantil para essas crianças. Já a outra emenda apresentada buscava assegurar aos alunos beneficiados pela lei o mesmo o direito à alimentação escolar já garantido aos matriculados na educação infantil, na modalidade de tempo parcial, em unidades da rede pública municipal de ensino.


Com as emendas rejeitadas, o governo Axel quer deixar as crianças incluídas no programa escola parceira sem transporte e sem alimentação!


O mandato segue na luta pela construção das escolas PÚBLICAS necessárias para garantir o atendimento de TODAS as crianças e vamos lutar para que durante este ano nenhuma criança fique sem transporte e alimentação nas escolas!



✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Tulio se posiciona sobre projeto “Escola Parceira” e apresenta duas emendas que garantem aumento no número de vagas da rede regular de ensino nos próximos anos.



Essa semana, foi votada o PL17/2022, denominado Escola Parceira, que objetiva o pagamento de bolsas em escolas privadas para crianças que não conseguiram vaga na rede regular de educação de Niterói.


É necessário destacar que o Mandato Popular Professor Tulio é contra a privatização de recursos públicos na educação, pois defende que a educação pública se faz nas escolas públicas. Mas, diante da urgência criada pela incompetência do governo municipal, o mandato decidiu votar a favor do PL para que essas crianças possam estar em sala de aula imediatamente.


Para que esse programa não se torne uma política permanente de privatização de recursos públicos, o mandato apresentou duas emendas para garantir que o governo municipal amplie o número de vagas da rede regular de ensino para os próximos anos.


Infelizmente, contudo, ao votarem contra essas emendas, parece que parte dos vereadores da base do governo não apoiam a ampliação da rede de educação de Niterói.



🏳️‍🌈 Mandata de Favela Benny Briolly | Mandata realiza gabinete de rua para dialogar com a população niteroense.


Essa semana a mandata de favela esteve no Centro de Niterói conversando com o povo sobre o as ações que tem tomado. A mandata conversou sobre a política que constrói além de ouvir as demandas da população.


Nos próximos dias, a equipe da mandata estará nas ruas dialogando com a população para formar estratégias de avanço para a cidade JUNTES.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page