top of page

Boletim #14 - Maio 2022

Atualizado: 7 de jun. de 2022



Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


☀️ Financie a Luta do PSOL Niterói | PSOL lança campanha para militância ajudar a sustentabilidade financeira do partido na cidade.


O PSOL Niterói atua, desde 2005, nas lutas da cidade. Ao longo dos anos o partido tem sido a principal alternativa de esquerda programática, capaz de pensar a cidade a partir de um programa popular, que nega o projeto elitista e mercadológico que têm sido implementado nos últimos anos. Atuamos em bairros, favelas, no parlamento, em sindicatos, com a juventude, mulheres, negritude, lgbts e diversos movimentos sociais. Além disso, o partido têm sido ponta de lança na luta contra o fascismo na cidade, atuando na construção de uma frente de esquerda para derrotar o bolsonarismo.

Hoje, por ser um Diretório Municipal, o PSOL Niterói não recebe nenhum valor do fundo partidário, e para manter sua independência de classe em relação a empresas e bancos não aceitamos doação de capital privado.

Por isso, a sustentabilidade financeira do PSOL Niterói depende da militância do partido. Estamos com uma nova sede que precisará passar por uma reforma, além de constante manutenção, além disso, temos gastos corriqueiros com panfletos, adesivos, faixas e outros materiais de mobilização.

Por isso, precisamos de você para garantir a independência do PSOL Niterói! Financie as lutas do PSOL Niterói!

Agora é fácil e rápido: É só fazer um PIX!

Chave PIX PSOL Niterói • CNPJ • 09685615000173

Quer doar mensalmente para o PSOL Niterói? Se cadastre aqui.



✊🏿Encontro Estadual da Negritude do PSOL RJ | Encontro do Setorial de Negritude acontecerá nos dias 20 e 21 de maio.


Neste fim de semana o Setorial Estadual de Negritude do PSOL realizará o Encontro Estadual do negros e negras. O encontro tem por objetivo organizar estadualmente a intervenção do PSOL no estado, fortalecer a luta de toda militância negra do partido e tirar diretrizes de ação para o ano eleitoral. O encontro será no Sindsprev - Rua Joaquim Silva, 98 - Lapa.


Confira a programação:


20/05 - Sexta

18h30 - abertura com "Slam das Minas"

Mesa: Negritude ocupando a política


21/05 - Sábado:

9h: Café da manhã

10h: Conjuntura/concepção de negritude: o que cabe no psol?

13h: almoço

14h: Tarefas da negritude: prioridades para o período

16h30: Lanche

16h45: Eleições - construindo um programa da negritude para o psol

18h45: Eleição da coordenação e construção de um calendário de debates/lutas

20h: Encerramento: Roda de funk com MC Leo e Relíquias do Funk


Ainda dá tempo de se inscrever em: https://bit.ly/negritudepsolrj2022



💪🏾 Mandata Talíria Petrone | Vamos esperançar por um novo Rio e um novo Brasil: Dia 3 de junho Talíria lançará sua pré-candidatura a deputada federal.


No dia 3 de junho, sexta-feira, vamos renovar essa esperança no lançamento da pré-candidatura a deputada federal de Talíria Petrone. A mandata foi essencial na resistência no Congresso, nos últimos 3 anos de governo Bolsonaro, e se coloca à disposição de dar continuidade como instrumento das mulheres, negritude, mães, povos indígenas, lgbts e trabalhadores naquela casa.


O encontro será na Estudantina Musical (Praça Tiradentes 79) e começará a partir das 17h30.

📚 Mandato Coletivo Flavio Serafini | A educação destrói mitos: mandato realiza encontro com educadores e educadoras no centro do Rio.


Na última semana, o mandato coletivo Flavio Serafini realizou um potente encontro com educadores e educadoras comprometidos em construir um movimento de resistência e luta em todo o Estado. Contra o autoritarismo, o negacionismo e o fascismo só há um caminho: a organização da nossa indignação!


Além disso, o encontro pensou as estratégias para que seja possível a continuidade do mandato de Flavio, para que a educação continue tendo esse instrumento de resistência frente aos ataques que vêm sofrendo.


Confira as fotos do encontro: https://www.instagram.com/p/Cdi7URgL-_u/



🏳️‍🌈 Mandata de Favela Benny Briolly | Benny sofre ataques racistas e transfóbicos em sessão ordinária da ALERJ.


Nesta terça-feira (17), a vereadora Benny Briolly foi vítima de ataques racistas e transfóbicos do Deputado Estadual Rodrigo Amorim (PTB), em Sessão Ordinária no plenário da ALERJ. O Deputado bolsonarista chamou a vereadora de “belzebú”, “aberração” , e ainda a mencionou no masculino, dizendo: “Talvez não enxergue sua própria bancada que tem lá em Niterói: um ‘boizebu’, que é uma aberração da natureza aquele ser que tá ali". Num segundo momento, afirma: “Ela faz referência a um vereador homem, pois nasceu com pênis e testículos, portanto é homem…O vereador homem de Niterói parece um Belzebu porque é uma aberração da Natureza”.


Amorim é conhecido por quebrar a placa de Marielle Franco e por tentar conceder anistia a ex-PMs envolvidos com a milícia.


Benny Briolly acumula mais de 20 ameaças de morte, já foi vítima de ataques racistas e transfóbicos por vereador bolsonarista na Câmara Municipal de Niterói e por apoiadores e por diversas vezes já teve sua fala interrompida por pessoas que apontavam contra ela crucifixo, imagens de Nossa Senhora, Jesus Cristo e a bandeira do Brasil, além de gestos violentos como armas, vaias e xingamentos.


Embora todo histórico de violência, a fala de Rodrigo Amorim espanta por conseguir ser inédito no grau de ódio nas ofensas proferidas. Tendo, inclusive, acontecido de forma aberta em uma sessão ordinária dentro da terceira maior casa legislativa do país, representando cerca de 17 milhões de pessoas.


A assessoria da vereadora está avaliando os vídeos e afirma que tomarão todas as medidas judiciais e institucionais cabíveis.


Confira a nota de solidariedade do PSOL Niterói a vereadora: https://www.instagram.com/p/Cdt-oxMNqX6/



🥼 Mandato Paulo Eduardo Gomes | Mandato realiza solenidade em homenagem a semana da enfermagem.


Na última sexta-feira, dia 20 de maio, o Vereador Paulo Eduardo Gomes presidiu a solenidade em homenagem à Professora Rosalda Paim, na semana da enfermagem,.


Uma homenagem justa e necessária a todos, todas e todes profissionais da saúde que durante a pandemia não mediram esforços para salvar vidas, apesar de toda necropolítica promovida pelo desgoverno Bolsonaro.


Seguiremos na luta em defesa do SUS!


Confira em: https://www.instagram.com/p/CdzXQ1vMMxU/?igshid=YmMyMTA2M2Y=



📗 Mandato Popular Professor Tulio | Aprovado PL que cria política de diretrizes e ações voltadas a garantia dos direitos dos imigrantes que moram em Niterói.


Essa semana, foi aprovado o PL, de autoria do mandato, que institui a Política Municipal para a População Imigrante em Niterói! Esse projeto visa a garantia dos direitos das pessoas imigrantes, inclusive as que vivem em situação de refúgio.


Agora, a população imigrantes têm direitos garantidos por lei em Niterói!


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim:https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page