top of page

Boletim #11 - Abril 2022

Atualizado: 7 de jun. de 2022




☀️ Conferência Eleitoral do PSOL | PSOL oficializa apoio à pré-candidatura de Lula à Presidência da República


Em conferência eleitoral realizada neste sábado (30), o Diretório Nacional do PSOL aprovou o apoio à pré-candidatura de Lula (PT) para a Presidência da República. A reunião também definiu o programa político que será defendido pelo PSOL nas eleições de 2022.


“A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é sem dúvida a melhor tática para derrotar Bolsonaro. Estamos felizes e esperançosos com essa decisão. Na semana que vem já iniciaremos as conversas para participar do conselho político da campanha e da coordenação do programa de governo”, afirma Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.


Segundo o dirigente, o foco do partido será construir uma campanha comprometida com um programa de esquerda, capaz de superar a crise gerada pelas políticas neoliberais aprofundadas nos últimos anos.


“O próximo passo agora será abrir diálogo com a Rede Sustentabilidade para que a nossa federação, fechada neste mês, possa formalmente compor a coligação com o PT”, explica Medeiros.



📚 Dia Nacional de Mobilização da Educação | Em dia de mobilização, a Rede Municipal de Educação de Niterói faz greve.


Essa semana professores, estudantes e comunidades acadêmicas e escolares foram às ruas exigir investimento para uma Educação soberana! No Ato Unificado de Niterói, o movimento marchou para a Prefeitura de Niterói!. A tarde, um ato unificado foi realizado no centro do Rio de Janeiro.


As bandeira de luta da mobilização em Niterói foram:


Passe Livre Estudantil Municipal e Intermunicipal!

Ampliação dos concursos públicos para a Saúde e Educação!

Hospital Universitário Antônio Pedro 100% público, fora EBSERH!

Implementação de um programa de Moradias Populares em Niterói!

Contra a Reforma da Previdência de Axel Grael!

SUS 100% público e estatal!

Ampliação do programa médico de família!

Contra os cortes na Ciência!

Contra o desmonte do aparelho público!

Por um Estado que auxilie quem trabalha!


🏘️ Contra os espigões de Axel Grael | Base do governo tenta incluir em pauta projeto de Lei Urbanístico, antes das audiências públicas para debater o projeto.


A base da prefeitura de Niterói na Câmara Municipal tentou incluir na pauta da sessão da última quarta-feira (27), o projeto de lei 416/2021 que trata da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Niterói. Durante a reunião do Colégio de Líderes a bancada do PSOL questionou a proposta de inclusão, visto que não se encerraram os debates sobre o tema, com audiência públicas ainda para acontecer. O PSOL conseguiu adiar a votação, mas a Liderança do Governo conseguiu incluir a votação do projeto de lei para o dia 04 de maio.


É fundamental que a população se some nessa luta para impedir a votação acelerada do projeto que causará impactos drásticos em nossa cidade!


Todos à Câmara no próximo dia 04 de maio!


📚 Mandato Coletivo Flavio Serafini |Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial realiza audiência sobre cofinanciamento estadual da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).


A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, presidida pelo deputado Flávio Serafini, realizou, na na última quarta-feira (27), uma reunião sobre cofinanciamento estadual da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nos municípios e com informes sobre a Conferência Nacional de Saúde Mental.


Com a presença de membros de coletivos da Saúde Mental, parlamentares, Defensoria Pública e profissionais e usuários da rede, a Frente se comprometeu em realizar uma Audiência Pública sobre a Rede de Atenção Psicossocial do município do Rio de Janeiro, abordando as condições de trabalho e direitos trabalhistas dos profissionais, organizada pelas frentes Estadual e Municipal da Reforma Psiquiátrica.


Em um momento que o Governo Federal olha com descaso e suspende os repasses para equipamentos de saúde mental em nível nacional, a política de co-financiamento da RAPS no Rio de Janeiro, se torna ainda mais fundamental para desinstitucionalização e desospitalização de pacientes em nosso Estado. Fortalecer os CAPS e as residências terapêuticas é essencial para garantir dignidade aos pacientes em sofrimento mental.


O mandato Flavio Serafini está comprometido nesta luta! Saúde não se vende! Loucura não se prende!


Confira como foi a reunião: https://www.instagram.com/p/Cc3a6aLKYDT/



✊🏾 Mandata Taliria Petrone | Taliria integrará a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.


Talíria entregará Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. “Apesar das dores desse momento triste que vivemos, estou animada para integrar a @cdhm.cd da Câmara dos Deputados. Esse ano será decisivo para o começo do fim do pesadelo bolsonarista que assolou o Brasil nesses últimos três anos.”, afirmou Taliria.


Veja discurso de Talíria em sessão da comissão: https://www.instagram.com/p/Cc335Tppkem/


✏️ Mandato Popular Professor Tulio |Tulio participa de audiência popular convocada pelo DCE da UFF sobre projeto do Passe Livre Universitário.


Tulio esteve presente na última quinta-feira (28) em audiência popular puxado pelo DCE da UFF sobre projeto de sua autoria, que garante passe livre para estudantes de baixa renda de universidades e pré-vestibulares.


É de extrema importância que o direito ao passe nos transportes públicos de Niterói seja estendido a estudantes universitários e de pré-vestibulares. Garantir esse direito é garantir a permanência desses estudantes!


💉🩺🩺🩺🩺🩺Mandato Paulo Eduardo Gomes | Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Niterói realizará Audiências Pública sobre Lei Urbanística.


A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Niterói, presidida pelo Vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), convida a população para participar de 5 Audiências Públicas referentes ao Projeto de Lei 416/2021 (Lei Urbanística) que determinará novos parâmetros e critérios urbanísticos para Niterói.


A Liderança do Governo conseguiu que a Mesa pautasse o projeto de lei na próxima sessão plenária, quarta-feira, dia 04 de maio! Todos, todas e todes à Câmara no dia 04 de maio!



‍🌈 Mandata de Favela Benny Briolly | Benny lança pré-candidatura a deputada estadual.


Na próxima sexta-feira (6), Benny lançara sua pré candidatura a deputada estadual, no Rio de Janeiro, no Ganja. No lançamento estarão presentes diversas figuras e movimentos sociais que apoiam o lançamento de Benny para ALERJ.


“Vai ter travesti na ALERJ! O Traviarcado chegou para ficar para que seja tudo nosso e nada deles!”


Confira a íntegra:



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page