top of page

Boletim #6 - Março 2022

Atualizado: 7 de jun. de 2022




Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


🌻 Marielle presente | PSOL fará homenagem a Marielle nas escadarias da Câmara Municipal do Rio.


No próximo dia 14 de março (segunda-feira) completará 4 anos do assassinato brutal de Marielle e Anderson. O PSOL Carioca convoca todos para um ato, às 8h, na frente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em memória de Marielle e Anderson;


4 anos sem Marielle, 4 anos de luta incansável por justiça e por seu legado.


Amanhecer por Marielle

Segunda, 14/03, às 8h

Nas escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia


👩🏿‍🤝‍👩🏽 8M | Mulheres ocupam as ruas pelo fim da violência contra a mulher e por direitos.


Milhares de mulheres ocuparam as ruas na noite da última terça-feira (8) para afirmar que a luta por direitos ainda é uma constante. Precarizadas nos postos de trabalho e na sociedade, as mulheres, e especialmente as mulheres negras e indígenas, ocupam as piores estatísticas de desigualdade social.


O dia da mulher é dia de luta, de refletir sobre as situações colocadas para os seus corpos e busca por emancipação. Viva a luta das mulheres trabalhadoras!



✊🏿 Liberdade para Caio! | Ato pede liberdade de jovem que foi preso arbitrariamente .


Na última segunda-feira (7), um ato foi realizado em frente ao Fórum de São Gonçalo, reivindicando a liberdade de Caio Telles Guimarães, de 20 anos.


Caio é ex-cadete do Exército e foi preso no dia 22 de fevereiro, depois de ter sido reconhecido como autor de um roubo de uma motocicleta. Porém, segundo imagens de câmeras de seguranças, Caio estava dentro de casa no momento em que o roubo ocorreu.

A prisão foi feita sem que nenhuma prova ou objetivo roubado tivesse sido encontrado como jovem.


Liberdade para Caio Já!


✊🏾 Mandata Taliria Petrone | Aprovado Projeto de Lei que assegura auxílio aluguel para mulheres em condição de vulnerabilidade e vítimas de violência.


Na quinta-feira (10) foi aprovado, no Congresso Nacional, o PL 4875/2020, de autoria da mandata, que assegura auxílio aluguel às mulheres em condição de vulnerabilidade e vítimas de violência. Na semana do dia internacional da mulher, a aprovação desse PL é um marco importante para o avanço dos direitos das mulheres. Vitória da luta de todas as mulheres em tempos tão difíceis!


🎒 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Mandato participa de reunião no Colégio Estadual Joaquim Távora, junto ao Secretário de Educação.


A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo mandato Flavio Serafini, participou de reunião nesta manhã de terça (08) com o deputado Waldeck Carneiro e o Secretário de Educação no Colégio Estadual Joaquim Távora, em Niterói. O encontro foi uma solicitação dos responsáveis de alunos da escola preocupados com uma série de problemas que têm impactado diretamente na qualidade de ensino dos seus filhos.


A reunião alcançou alguns avanços importantes, como a garantia de mais professores para ministrar todas as aulas, acabando com as horas vagas por falta de educadores que angustiou a comunidade escolar neste início de ano. Também foi garantida a contratação de mais dois porteiros e descentralização de recursos para a direção do Colégio adquirir uniformes.


Algumas demandas como a ampliação do número de funcionários de limpeza e de inspetor de alunos não tiveram uma resposta definitiva pois, segundo a Seeduc, questões administrativas dificultam sua resolução imediata. O mandato segue ao lado das comunidades escolares lutando para que a rede estadual ofereça educação de excelência para nossa juventude.



🩺 Mandato Paulo Eduardo Gomes | Mandato faz visita a Maternidade Alzira Reis, em Charitas e à Policlínica Malu Sampaio, no Centro de Niterói.


Na tarde desta segunda-feira (7) o mandato Paulo Eduardo Gomes visitou, ao lado da Deputada Federal Talíria Petrone, duas instituições importantíssimas para a saúde da mulher em Niterói, a Maternidade Alzira Reis, em Charitas, e a Policlínica Malu Sampaio, no Centro de Niterói.


Antes da pandemia o mandato elaborou emendas parlamentares junto com a Deputada Taliria Petrone e movimentos sindicais da cidade. As emendas foram aprovadas no Congresso Nacional e destinaram mais de R$ 2 milhões em recursos para a saúde da mulher em nossa cidade. Estas emendas hoje são parte do anunciado Plano Niterói 450 anos, que irá possibilitar a ampliação da Maternidade Alzira Reis e reestruturar a Policlínica Malu Sampaio.


Veja as imagens da vitista: https://www.instagram.com/p/Ca010_GsRa8/



🏳️‍🌈 Mandata de Favela Benny Briolly | Votação do PL que institui Maria Mulambo como protetora de Niterói, é implodida por ataques bolsonaristas.


Nesta quinta-feira (10), seria votado o projeto de lei que institui o dia 12 de novembro como dia de Maria Mulambo, protetora de Niterói. No entanto, a sessão teve de ser interrompida por conta de gritos e xingamentos de bolsonaristas da casa.


A fala de Benny foi interrompida por gritos como “demônio”, “tá repreendido”, “só Jesus Cristo é o senhor”. Além disso, Benny foi ameaçada e teve que sair do plenário.



✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Mandato segue na luta contra a Lei urbanística da prefeitura que provocará um processo de gentrificação na Região Oceânica.


A revisão da Lei Urbanística que a prefeitura de Niterói quer aprovar favorece a especulação imobiliária e provocará a gentrificação em uma área da Região Oceânica que hoje é ocupada por uma favela. Isso significa que os pobres serão expulsos da região para que sejam construídos prédios de até 10 andares.


Além disso, a construção desses prédios na saída do túnel no Cafubá, vai agravar os engarrafamentos na região.. Na próxima segunda-feira, às 18h, será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Niterói, e o mandato convoca todos e todas para dizer não aos espigões em Charitas e na Região Oceânica!


Veja a fala de Tulio em audiência pública sobre o tema: https://www.instagram.com/p/Ca5zG2xvDKZ/







4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page