top of page

17 de Maio - Dia Nacional de Combate à LGBTfobia


Há 29 anos, no dia 17 de maio de 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da CID (Classificação Internacional de Doenças). A homossexualidade passou a ser entendida como mais uma sexualidade válida, pertencente a subjetividade do indivíduo.


Essa decisão virou marco da história do movimento de diversidade sexual e de gênero, se tornando então o dia internacional de combate ao preconceito e a violência LGBTIfóbica. Em 2018 a transexualidade também é retirada da lista de transtornos mentais, ampliado aquilo que começamos a 29 anos atrás, liberdade de gênero configura mais uma vitória, contra o preconceito.


Em abril de 2019 é derrubada no STF a prática de terapias de reversão sexual, a chamada “cura gay”, em todo o país. A partir de muita luta, podemos reconhecer o crescimento e fortalecimento do movimento LGBTI que repete “sexualidade não é questão de saúde mental”, “cure o seu preconceito”. Dia 17 de maio foi só o começo, hoje é dia de vitória, as que vieram, e as que virão.



9 visualizações0 comentário

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page