top of page

Vamos com Boulos e Guajajara transformar o Brasil


O PSOL Niterói saúda a aprovação partidária, em conferência nacional no sábado (10/3), da pré-candidatura pelo PSOL à Presidência da República de Guilherme Boulos, coordenador do MTST, e da indígena Sônia Guajajara, coordenadora da APIB. Depois do debate interno entre as campanhas de diversas e legítimas pré-candidaturas, compreendemos que, por fim, foi eleita uma chapa que será capaz de traduzir os anseios de quem luta por um país democrático, livre e igualitário.

Manifestamos nossa total disposição para o engajamento nessa campanha que representa uma necessária frente contra o avanço do autoritarismo e do fascismo, assim como da exploração e da opressão sobre as classes populares em nosso país. Precisamos superar a exploração e a desigualdade, assim como combater os ataques ao meio ambiente e toda forma de violência contra os pobres, os povos indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, negros, mulheres, pessoas com deficiência, LGBTs, entre muitos outros.

Nesse sentido, defendemos a dobrada Sônia e Boulos como o mais potente instrumento de luta anticapitalista visto no cenário brasileiro nas últimas décadas. Por meio dessa parceria, será possível um processo amplo e democrático de construção de um programa para o Brasil capaz de romper com o ciclo lulopetista de neodesenvolvimentismo e de conciliação de classes.

Compreendemos que, justamente para dar conta do compromisso assumido com a classe trabalhadora e com os movimentos sociais populares, o partido e os movimentos precisam garantir que a própria campanha seja organizada e desenvolvida coletivamente, de forma ampla e horizontal, a partir de princípios e métodos democráticos.

É preciso superar um início de um processo que não garantiu o necessário debate no interior do partido, sem a devida escuta das forças internas e das bases. Só a consolidação da democracia interna poderá garantir o lastro necessário para o avanço desse ousado projeto político de transformação da realidade brasileira representado pela aliança do PSOL com os movimentos sociais da cidade, do campo e das florestas, por meio da pré-candidatura de Boulos, junto de Sônia, como nosso nome para co-presidente.

Por meio dessa histórica aliança nacional do PSOL com os movimentos indígena e sem teto, com apoio de outros setores da esquerda brasileira, formamos uma frente cujo desafio será deter e fazer retroceder os golpes que têm sido perpetrados contra a nossa frágil democracia e contra os direitos da classe trabalhadora. Sem essa frente de resistência e enfrentamento, é concreta a ameaça do aprofundamento dos golpes aos direitos, ao meio ambiente, à liberdade e à própria vida da população explorada e oprimida de nosso país. Com a formação dessa frente, abre -se a oportunidade de avanço na construção de um projeto de alternativa de esquerda comprometida e realmente capaz de transformar a realidade.

E essa realidade nos exige ousadia para transformá-la.

Às ruas, com cara e coragem!

Executiva Municipal de Niterói/RJ

PSOL | Partido Socialismo e Liberdade

43 visualizações0 comentário

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page