Estudo da USP revela PSOL como único partido a fazer oposição de esquerda na Câmara
- PSOL Niterói
- 29 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
O PoliGNU, grupo de estudos sobre software livre da Escola Politécnica da USP, publicou um gráfico que compara numericamente a votação dos deputados na Câmara Federal. O estudo levou em conta um total de 92 votações realizadas pelos deputados federais sobre temas variados e revelou o PSOL como único partido a fazer oposição de esquerda ao bloco do governo federal, protagonizado pelo PT. Cada partido que aparece na imagem está localizado de acordo com o resultado obtido por sua "análise PCA", que utiliza a comparação mútua entre as votações de todos os partidos. O eixo vertical representa o apoio ou oposição ao governo, o eixo horizontal representa a ideologia, que vai à esquerda ou à direita. Para efeito de comparação, o partido que preside a república (PT) é localizado como referência política.

Entre os resultados destacados pelos pesquisadores ao analisar o gráfico está o fato de "o PSOL se caracterizar como um partido radicalmente diferente de todos os demais" e ocupar espaço diametralmente oposto ao bloco de oposição de direita liderado pelo trio PSDB, DEM e PPS. Dentro do "bloco do governo" o PDT aparece como o partido mais opositor e o trio PCdoB, PSB e PMDB como principais aliados.
"O PSOL se caracteriza como um partido radicalmente diferente de todos os demais."
(Estudo publicado pela PoliGNU/USP)
O grupo de estudos que construiu esse mapa da Câmara Federal em 2012 constrói agora o projeto de software livre Radar Parlamentar, que publica gráficos virtuais que facilitam a compreensão da atuação e afinidade política dos parlamentares e partidos políticos na Câmara Federal, no Senado e na Câmara Municipal de São Paulo.
-
Fonte:
PoliGNU/USP - Grupo de Estudos de Software Livre da Escola Politécnica/USP http://polignu.org/projeto/radar-parlamentar/pca
Miniatura em destaque:

Comments