Josiane Peçanha formará chapa com Serafini à prefeitura de Niterói

28/07/2020

 

A professora Josiane Peçanha formará chapa com Flavio Serafini para a disputa eleitoral da prefeitura de Niterói em 2020. O nome foi escolhido pelos filiados e filiadas do PSOL Niterói em plenária virtual realizada pelo partido na noite desta terça (28/07). Em vez do termo "vice", o PSOL prefere adotar a ideia de pré-candidata à "co-prefeita", para privilegiar a horizontalidade da chapa em vez da hierarquia. A escolha de Josiane traz paridade de gênero e raça à chapa, elemento representativo que sempre tem bastante atenção no partido.

 

Josiane Peçanha tem 41 anos, é casada e mãe de um casal de filhos. Filha de zelador com uma professora e costureira, nasceu em Rio Bonito mas há muito veio morar em Niterói, cidade onde estabeleceu residência, constituiu família e que aprendeu a amar. Quando jovem, vendeu doce e fez faxina para sustentar, junto com sua família, a meta de ingressar no ensino superior. Fez um cursinho pré-vestibular popular e passou para Pedagogia na UFF e na UERJ com apenas 18 anos. Foi bolsista na creche universitária da UFF e deu aula no ensino privado. Muito dedicada aos estudos, aos 20 foi aprovada em concurso e se tornou professora da rede pública. Foi a primeira de sua família a entrar na universidade e conquistar um emprego público. Hoje Josiane é mestre em História pela UERJ, com uma dissertação valiosa sobre educação antirracista e decolonial, compõe o grupo de pesquisa NUPIP da UFF e possui artigos publicados no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Filiada ao SEPE - Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, constrói o movimento sindical e é intelectual orgânica dos movimentos da educação, feminista e antirracista. Filiou-se ao PSOL Niterói por afinidade política e hoje é um dos principais quadros do partido na cidade, com forte atuação em seus espaços de base e setoriais temáticos.

O PSOL Niterói alcançou mais de 20% dos votos nas últimas eleições municipais e em 2020 apresenta uma chapa de professores bastante representativa. Flavio Serafini e Josiane Peçanha oferecem à cidade a possibilidade de uma gestão municipal ecossocialista e democrática com compromisso de ampliar direitos sociais e políticos para combater a enorme desigualdade social e racial que há muito impede Niterói de sorrir.

 

Plenária virtual do PSOL Niterói com mais de 80 pessoas decidiu pelo nome de Josiane Peçanha 



Acompanhe Josiane Peçanha nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
 

Palavras-chave:

Please reload

Destaques

Josiane Peçanha formará chapa com Serafini à prefeitura de Niterói

07/28/2020

1/10
Please reload

Mais notícias
Please reload

Arquivo de postagens
Please reload

PSOL | Partido Socialismo e Liberdade

Diretório Municipal de Niterói/RJ - Rua Doutor Celestino, 06 - Centro / CEP: 24020-091

Telefone: (21) 3619-5208 | e-mail: psol50niteroi@gmail.com

 

O conteúdo deste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.