Carta à militância dos núcleos e setoriais

21/11/2018

 

Passamos por uma das eleições mais difíceis da história do Brasil para os setores da esquerda. A vitória de Bolsonaro para presidência, Witzel para governador e a eleição de uma enorme bancada fascista tanto na Alerj quanto na Câmara dos Deputados sinalizam o tamanho do desafio que temos pela frente.

 

Mesmo com todas as adversidades, o PSOL cumpriu um papel importante na defesa das pautas da luta dxs trabalhadorxs e dos segmentos mais oprimidos por esse sistema injusto, opressor, racista, machista, capacitista e LGBTfóbico. Conseguimos superar a cláusula de barreira imposta pela Reforma Eleitoral de Cunha e aumentamos nossa bancada de deputadxs.

 

Em Niterói, conseguimos eleger Flavio Serafini, o deputado estadual mais votado da cidade, e levar Talíria Petrone para a Câmara Federal com mais de 100 mil votos. Também foi desse lado da poça que Tarcísio Motta teve seu melhor desempenho para o governo do estado, ficando em segundo lugar na cidade. Aqui também capitaneamos a campanha no segundo turno contra o fascismo. O PSOL Niterói, com a contribuição de toda a militância, viabilizou panfletos e adesivos próprios, organizou banquinhas fixas e escalas de panfletagens diárias. Fomos a grande referência de luta contra a política de morte do PSL. Das vinte cidades mais populosas do estado, foi em Niterói que Haddad alcançou sua maior votação percentual.

 

Mas isso não foi suficiente para impedir a tenebrosa vitória de Bolsonaro. Agora precisamos refletir sobre nossos erros, repensar nossas práticas e reconstruir nosso diálogo com a população trabalhadora. Nesse sentido, entendemos que é fundamental investir no fortalecimento dos setoriais e núcleos de base do PSOL Niterói, aprofundando tanto a atuação nos territórios, quanto nas pautas temáticas.

 

Nesse sentido, faremos um encontro internúcleos do PSOL Niterói até dia 15 de dezembro com representantes dos núcleos e setoriais. Internúcleos é o fórum que reúne representantes dos núcleos de base e setoriais do partido para pensar e conduzir ações e campanhas unificadas, bem como para estabelecer um maior diálogo entre os núcleos e a direção partidária. Essa atividade maior precisa ser precedida por reuniões dos núcleos e setoriais que debatam:

 

1) A organização dos núcleos e setoriais;

 

2) Realizar no mínimo uma reunião por bimestre, sendo o ideal uma por mês;

 

3) Divulgar as reuniões por perfil na página do Facebook do núcleo ou setorial, na página do partido e nos grupos do Whatsapp;

 

4) Divulgar a relatoria para os membros;

 

5) Criar grupo de Whatsapp do núcleo ou setorial;

 

6) Criar e manter cadastro dxs membrxs e pasta com as listas de presença;

 

7) Definir 1 ou 2 coordenadorxs por núcleo e setorial;

 

8) Indicar 2 representantes para a reunião internúcleos;

 

9) Discutir propostas para o partido e para a reunião internúcleos;

 

10) Planejar a atuação no território e na pauta temática para fortalecer o trabalho de base do PSOL Niterói;

 

11) Realizar atividades públicas como debate, cineclube, panfletagem etc;

 

12) Discutir a construção local da Frente de Resistência Democrática (esse é o espaço de frente ampla fundado após a vitória de Bolsonaro para aglutinar diversos partidos e movimentos comprometidos com a luta democrática).

 

Vamos juntas e juntos nessa construção coletiva!

*Se você está filiado ao PSOL Niterói mas ainda não está em nenhum núcleo ou setorial, conheça nossas organizações de base e escolha de quais deseja participar:

Setoriais:


Núcleos:

Please reload

Destaques

Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do PSOL Niterói

11/12/2019

1/10
Please reload

Mais notícias
Please reload

Arquivo de postagens
Please reload

PSOL | Partido Socialismo e Liberdade

Diretório Municipal de Niterói/RJ - Rua Doutor Celestino, 06 - Centro / CEP: 24020-091

Telefone: (21) 3619-5208 | e-mail: psol50niteroi@gmail.com

 

O conteúdo deste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.