Quem mandou matar Marielle Franco?

16/03/2018

 

Quem e por que matou Marielle? Precisamos saber quem e por que cometeu o brutal assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco e do seu assessor, Anderson Pedro. As circunstâncias e o perfil das vítimas nos permitem afirmar que foi um crime político, um atentado à democracia e aos direitos humanos. O mandato de Marielle, mulher negra, favelada e lésbica, tem sido, desde o início, um importante instrumento das lutas contra toda forma de exploração e de opressão no Rio de Janeiro. Precisamos preservar o legado dessa luta de uma vida inteira.

 

Militarização: não em nosso nome! No período recente, após a decretação da intervenção federal no estado, Marielle intensificou a denúncia do caráter racista e de criminalização da pobreza dessa lógica militarizada de segurança pública. No Rio de Janeiro, 78% dos mortos pela polícia são negros. E 72% da população carcerária são negros. Duas semanas antes do seu assassinato, Marielle foi nomeada relatora da comissão da Câmara Municipal que acompanha a intervenção federal no Rio. Quatro dias antes de morrer, ela denunciou policiais militares do 41º BPM (Irajá) pela execução sumária de dois jovens negros da favela do Acari. No Rio, as diversas experiências de uso das forças armadas na segurança pública nunca apresentaram diminuição dos índices de criminalidade violenta. Precisamos de soluções efetivas baseadas na prevenção, inteligência e defesa da vida. Intervenção militar não é solução!

 

A luta continua! A execução de Marielle foi um crime político que levou multidões às ruas em atos de indignação por todo o mundo. Foi um atentado contra a vida de nossa companheira e contra todas e todos que lutam em defesa de uma sociedade igualitária e livre. Mataram uma militante da luta contra a desigualdade social, contra a exploração econômica, contra o racismo e o genocídio negro, contra o machismo e a LGBTfobia. Mas essa luta não vai parar. Marielle vive porque lutamos.

 

Assinam:
PSOL Niterói | Partido Socialismo e Liberdade
Mandato Flavio Serafini (PSOL/RJ)
Mandato Talíria Petrone (PSOL Niterói)
Mandato Paulo Eduardo Gomes (PSOL Niterói)

Please reload

Destaques

Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do PSOL Niterói

11/12/2019

1/10
Please reload

Mais notícias
Please reload

Arquivo de postagens
Please reload

PSOL | Partido Socialismo e Liberdade

Diretório Municipal de Niterói/RJ - Rua Doutor Celestino, 06 - Centro / CEP: 24020-091

Telefone: (21) 3619-5208 | e-mail: psol50niteroi@gmail.com

 

O conteúdo deste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.