Estudantes da UFF ocupam campus de Niterói e Rio das Ostras

29/10/2016

 Foto: Reprodução internet / DAMK UFF

 

Seguindo a onda nacional de ocupações em escolas e universidades contra o governo ilegítimo de Michel Temer e a PEC 241, que congela o investimento em serviços públicos como saúde e educação, estudantes da UFF ocuparam o campus de Rio das Ostras (mais informações em #OcupaCURO) e também o bloco E (Serviço Social) de Niterói (mais informações em DAMK UFF).

 

A Proposta de Emenda Constitucional 241, agora chamada de PEC 55 dentro do Senado, congela os investimentos públicos por 20 anos como forma de garantir que banqueiros continuem recebendo mais de 40% de toda a arrecadação do país por meio do pagamento de juros de uma dívida pública que nunca foi sequer conferida. Essa medida afetará principalmente a população mais pobre que não possui dinheiro para acessar serviços particulares como planos de saúde e colégios privados.

Além da PEC 241/55, o governo ilegítimo de Michel Temer também já sinalizou que irá encaminhar a reforma da previdência, retirando direitos dos aposentados, e a reforma trabalhista, retirando direitos da classe trabalhadora. Todas essas medidas tem gerado ampla revolta e insatisfação popular fazendo com que diversos atos massivos contra o governo venham acontecendo por todo o país, assim como ocupações de escolas e universidades. 

 

Leia, na íntegra, a nota dos estudantes do DAMK (Diretório Acadêmico de Serviço Social da UFF Niterói) sobre as motivações do movimento:

 

MANIFESTO DA OCUPAÇÃO

Fortalecer as Ocupações! Já é hora do #OcupaUFF

 

Faz algumas semanas que uma onda de ocupações tomou conta do cotidiano brasileiro. Estudantes de todo país ocupam escolas, reitorias, institutos e prédios das suas unidades de ensino. É preciso unificar esse movimento e construir a nível nacional uma agenda que expresse nossa indignação.

 

O ilegítimo GOVERNO TEMER aprofunda um retrocesso aos direitos que foram conquistados com muita luta pela classe trabalhadora e juventude. A PEC 241 (PEC55 no Senado), a reforma do ensino médio e demais medidas que compõem o ajuste fiscal corroboram com a flexibilização das leis trabalhistas, precarização dos serviços públicos como educação, saúde, assistência e previdência e atuações independente de sua legalidade, uma sabotagem permanente da Constituição.

 

As/os estudantes de Serviço Social da UFF Niterói, diante de tal conjuntura deliberaram em assembleia a ocupação da Escola de Serviço Social. Convocamos as/aos demais estudantes, aos CA’s e DA’s, a fortalecerem a luta contra os retrocessos. Vamos rumo a ocupação de todas as escolas, institutos, polos e campi na defesa da educação pública, gratuita, laica, negra, feminista, lgbt e de qualidade.

 

Convocamos o #OcupaTudo #OcupaUFF #OcupaSESO


 

Please reload

Destaques

Solidariedade e luta coletiva para superar o novo coronavírus

03/26/2020

1/8
Please reload

Mais notícias
Please reload

Arquivo de postagens
Please reload

PSOL | Partido Socialismo e Liberdade

Diretório Municipal de Niterói/RJ - Rua Doutor Celestino, 06 - Centro / CEP: 24020-091

Telefone: (21) 3619-5208 | e-mail: psol50niteroi@gmail.com

 

O conteúdo deste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.