top of page

Conheça as candidaturas do PSOL Niterói em 2020

Atualizado: 13 de nov. de 2020


É muito comum as pessoas analisarem propostas, escolherem seu candidato a vereador ou vereadora preferido e no dia das eleições, na frente da urna, esquecerem o número que deseja votar.


Por isso é fundamental que você confira aqui o número correto do seu candidato, anote em um papel e leve no dia das eleições. Você vota primeiro para prefeito: 50 (Flavio e Jô) e depois para vereador. Lembre que também é importante levar o seu título de eleitor e um documento oficial com foto (RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho) nas eleições que, este ano, terão seu primeiro turno no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro, ambos no domingo. Este ano especialmente, por causa da pandemia, todos deverão votar de máscara e utilizar sua própria caneta.


Por quê votar em vereadores do PSOL?


Muitas vezes você tem um parente, amigo que gosta muito ou algum conhecido por quem tem simpatia e acaba confiando o voto nessa pessoa sem saber muita coisa sobre para qual partido você está dando seu voto. Muitos candidatos, inclusive, escondem seus partidos de propósito. Você vota em uma pessoa que acha legal, ela não se elege mas seu voto ajuda a eleger políticos com o qual você não concorda. Vereadores ligados à mafia dos transportes que todo ano defendem o aumento abusivo dos preços da passagem que você paga para ir ao trabalho ou à escola, por exemplo...


Por esse motivo, é fundamental que você escolha os vereadores do PSOL, todos livres de investimentos de grandes empresas e radicalmente comprometidos com os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade. Mesmo que seu candidato não se eleja, você tem a certeza de que contribuiu para fortalecer nossa bancada na câmara. Não um político que amanhã vai estar votando para retirar seus direitos.


É preferível também que você escolha uma candidatura do que votar apenas na legenda para vereador. Como cada candidato precisa ter um número mínimo de votos para poder assumir, é muito importante que os candidatos recebam votos, para além do partido.


Candidaturas com cara de povo


Além da chapa majoritária, nossa convenção eleitoral também oficializou 17 candidaturas à vereador/a para as eleições de 2020. A escolha dos nomes passou por um processo de inscrição, entrevista, curso de formação política e decisão coletiva sobre cada um e cada uma. Assim como na chapa para prefeitura, o PSOL Niterói também se preocupou com a diversidade e representatividade em sua lista de nomes candidatos à vereança.


Mulher, negro, LGBT, pessoa com deficiência, morador de favela, professor, empregada doméstica, engenheiro, funkeira e todo tipo de diversidade é bem vinda e respeitada no PSOL Niterói. Somos um partido plural, nossa chapa reflete isso e nossas candidaturas apostam na diversidade para bem representar a população de Niterói. Poucos homens ricos financiados por grandes empresas dominando a política já provaram que não conseguem refletir os nossos interesses, apenas os deles.


Nossa convenção eleitoral confirmou Flavio e Jô como candidatos à prefeitura da cidade e o partido aposta em uma chapa de professores porque tem na educação a sua principal aposta para reduzir a violenta desigualdade social de Niterói. Além disso, trazemos também o conceito de construir uma Niterói para o "Bem Viver", onde as condições de vida das pessoas sejam mais importantes que os lucros das empresas privadas. Nestas eleições, vote 50 (Flavio e Jô) para prefeito e escolha um vereador do PSOL!


Escolha sua candidatura preferida e não esqueça de anotar o número!

Clique na foto para acessar as redes sociais


Anna Paula 50.377


"Sou empregada doméstica, mãe de três filhos e moradora de favela. Luto por uma Niterói popular, onde direitos básicos como água e luz estejam disponíveis para todas e todos"




Antônio Pedro 50.021


"Sou pai e professor da rede pública. Luto em defesa dos direitos e dos serviços públicos, por uma educação acessível, gratuita e de qualidade"




Benny Briolly 50.777


"Sou mulher preta, travesti e favelada de Niterói. Ecossocialista e defensora dos direitos humanos, construo o PSOL e o coletivo Orgulho e Luta Trans"





Bernarda Thailania 50.888


"Sou mulher, negra, mãe, servidora pública e moradora do Barreto. Maranhense, me formei em Engenheira Agrônoma na UFRRJ e sou técnica em agropecuária pela UFF"




Carol Leite 50.555

"Sou mãe, favelada, defendo os direitos humanos e moradia digna. Também sou presidenta da Associação de Moradores da Chácara e do Arroz e da Escola de Samba Grupo dos 15"




Cris 50.055



"Sou mãe solo e meus filhos são a razão de lutar por um mundo melhor. Luto por moradia, desde que perdemos nossas casas em deslizamento, e por água na comunidade do Preventório"




Esdras Baiano 50.111

"Sou lutador social desde jovem, pois a vida sempre me impôs lutas todo dia, sem descanso. Precisamos de representantes incansáveis para mudar Niterói. Nasci na Bahia e tenho orgulho de ser nordestino"



João Girota 50.321


"Sou economista formado pela UFF e mestrando em Estatísticas Públicas no ENCE/IBGE. Fui do movimento estudantil e organizei lutas pelo passe livre no grêmio do Pedro II e no DCE UFF. A juventude precisa ter voz"




Marlon Guimarães 50.050


"Sou advogado trabalhista, professor, jovem, progressista, cria de Niterói e Viçoso Jardim. Também sou defensor da educação como forma de revolução social e pró-ciência. Estou na luta contra o fascismo"





Paulo Eduardo Gomes 50.001


"Estou vereador e líder da Bancada do PSOL em Niterói. Nosso mandato preside a Comissão de Saúde e Bem-Estar da Câmara de Niterói. Fui o vereador mais votado em 2012 e o segundo mais votado em 2016"




Professor Diego 50.500


"Sou morador da zona norte de Niterói e militante do PSOL. Também sou professor de Geografia da rede pública municipal, estadual e de escolas privadas. Luto em defesa da educação"



Professor Sérgio Tutua 50.007


"Me formei na UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro e sou professor da rede municipal de educação pública de Niterói. Luto em defesa da educação, por uma cidade mais justa e menos desigual"



Professor Tulio 50.222


"Sou educador popular, antifascista e engenheiro de Telecomunicações. Também sou mestre em Engenharia de Produção pela UFF, pós-graduado em docência do Fundamental e Médio e professor de Física"




Professora Regina Bienenstein 50.000


"Sou professora licenciada do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da UFF. Em 2016, fui candidata a co-prefeita ao lado de Serafini"




Renatão do Quilombo 50.100


"Sou líder comunitário do Quilombo do Grotão e estou na luta contra o racismo, em defesa do meio ambiente, das comunidades tradicionais e da cultura popular em Niterói"



Renatinho do PSOL 50.123


"Sou vereador de Niterói, presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, pessoa com deficiência, ambulante, defendo os trabalhadores, os animais e o meio ambiente"





Vivi Ramos 50.333


"Sou mulher, mãe, professora da rede pública municipal, ex-dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - SEPE Niterói, cria da região de Pendotiba e ativista do movimento Funk das Antigas"





Também está em nossa chapa a UP - Unidade Popular. Nossos camaradas terão duas candidaturas:



Juliana Alves 80.123

"Tenho 27 anos, sou negra, mulher, LGBT e moradora de favela. Também sou presidenta da UP - Unidade Popular em Niterói, estudo Arquitetura e Urbanismo na UFF e sou diretora de Políticas Públicas da UEE/RJ"




Sadi Neto 80.000

"Sou trabalhador, técnico administrativo da UFF - Universidade Federal Fluminense e vice-presidente do diretório municipal da UP - Unidade Popular em Niterói"






4.416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page