Boletim PSOL Niterói #2




O PSOL Niterói agora tem um boletim semanal com notícias, ações do partido e prestação de contas dos nossos mandatos populares. Confira!


BOLETIM #2 - ANO I, maio 2021 | PSOL NITERÓI


📌Chacina no Jacarezinho: Queremos investigação imediata! | Bancada do PSOL na Câmara Federal e da ALERJ enviam ofício solicitando imediata investigação sobre ação policial


A bancada do PSOL na Câmara Federal, junto com o PSOL na Alerj, do vereador do Rio de Janeiro Tarcisio Motta e da Deputada Federal pelo PT, Benedita da Silva, enviou um ofício, ontem, ao Governo do Estado do Rio e à Procuradoria Geral de Justiça, solicitando abertura imediata de uma investigação da ação policial que ocorreu na favela do Jacarezinho. É preciso averiguar os responsáveis por essa chacina em plena pandemia!


A operação policial matou 25 moradores, além de deixar diversos feridos. A Chacina do Jacarezinho é a ação policial com mais mortes da história do estado.


Confira: https://www.instagram.com/p/COi9G2OLZQ-/

Veja também a fala da líder do PSOL na Alerj, Renata Souza, sobre a Chacina: https://www.instagram.com/p/COi9gn6pwUd/



🎭 Paulo Gustavo Presente!| Consulta Pública sobre a Mudança do nome da Rua Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo


Essa semana perdemos o ator Paulo Gustavo. Importante figura de Niterói, que através de sua arte e seu humor levou com orgulho o nome da cidade para o Brasil e para o mundo. O ator é mais uma vítima da política genocida de Bolsonaro, que já ceifou mais de 4000 mil vidas de brasileiros e brasileiras.


Em homenagem ao ator, a Prefeitura de Niterói abriu uma Consulta Pública para mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo. Coronel Moreira César é um militar conhecido pelo genocidio que deu fim a Revolta de Canudos, e há muitos anos já haviam iniciativas de movimentos sociais da cidade para questionar a homenagem a esta figura grotesca da história brasileira.


Para apoiar a mudança de nome da rua e a homenagem ao ator, confira: https://consultas.colab.re/PauloGustavo


👗👕 Varal Solidário| Ação de solidariedade Setorial de Mulheres do PSOL Niterói


"Doe 1 kg de alimento por 1 uma peça de roupa!", esse é o mote da campanha de solidariedade que o Setorial de Mulheres do PSOL Niterói está organizando. A primeira ação dessa campanha aconteceu no dia 2 maio, na Esquina do Renatinho (Rua Gavião Peixoto com a Rua Pereira da Silva), em Icaraí.


Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade.


A próxima atividade do Varal Solidário, será organizada na próxima reunião do Setorial de Mulheres do PSOL Niterói, que ocorrerá no dia 11 de maio, às 18h. Todas as mulheres filiadas ao PSOL estão convocadas para a reunião e para construir a campanha.


Saiba mais: https://bityli.com/f4m3j


💉Abaixo assinado para que a UFF se posicione pela quebra das patentes das vacinas | ADUFF, SINTUFF e Movimento Estudantil lançam campanha em unidade.


O Movimento estudantil, Aduff e Sintuff lançam abaixo-assinado para que a UFF e demais universidades, se posicionem oficialmente em defesa da vida, se somando a pressão para a aprovação do PL 1462/2020 e/ou o PL 12/2021, que está em discussão na Câmara de Deputados, para que o Brasil se posicione internacionalmente a favor da quebra de patentes das vacinas que combatem a COVID-19.


A quebra das patentes já é uma reivindicação de mais de 100 países, apoiados por membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outras entidades internacionais.


Quebrar as patentes permitiria que vários outros laboratórios espalhados pelo mundo também produzissem a vacina, aumentando o volume e diminuindo os preços, para acelerarmos a vacinação e salvarmos vidas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para assinar o abaixo-assinado: https://forms.gle/FVGRfPCMCeQQVPMj6


Todo apoio à greve na Colômbia |


Nos últimos dias, o povo colombiano vem sofrendo duros ataques do governo de Ivan Duque. A repressão policial começou em resposta à greve geral, convoca