BOLETIM #6 - ANO I, junho 2021 | PSOL NITERÓI




Boletim Semanal do PSOL Niterói: Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares.


👩🏾‍🤝‍👩🏼 É Pela vida das Mulheres| Movimento Feminista de Niterói convoca ato unificado pela vida de Vytoria, Pamella e todas as mulheres!


Essa semana, recebemos a notícia de dois atos de violência contra mulher no mesmo dia. Na mesma quarta-feira, dia 2 de junho, duas mulheres foram esfaqueadas por homens na cidade. A tenente da marinha Pamella Roberta Maia foi esfaqueada por um insubordinado, pelo simples motivo de ter recebido uma avaliação negativa da sua superior , que é uma mulher. Felizmente o estado de saúde de Pamella é estável. Além de Pamella, uma jovem de 22 anos, Vytória Motta, foi esfaqueada na praça de alimentação do Plaza Shopping, por outro jovem que a matou por não ter seu “amor” correspondido pela jovem. Infelizmente Vytória não sobreviveu.


Os dois casos chocaram todos da cidade, mas principalmente as mulheres. É estarrecedor que duas mulheres sejam esfaqueadas a luz do dia na cidade, com testemunhas, simplesmente por serem mulheres.


Por isso, o movimento feminista da cidade convoca uma ato, com concentração às 17h30, em frente ao Plaza Shopping, em memória de Vytória e em defesa da vida de todas as mulheres, contra o feminícidio na cidade. Todas (e todos) convocadas!


🏘️ Moradores do Prédio da Caixa seguem em luta | Ato é convocado em frente ao prédio da caixa, dois anos após remoção, para denunciar violação aos direitos dos antigos moradores


Essa semana os moradores do Prédio da Caixa, tentaram, mais uma vez, entrar no prédio da caixa para pegarem seus pertences. Desde a remoção, a prefeitura de Niterói está impedindo que os moradores tenham acesso aos seus pertences. Na noite de quarta-feira foi solicitada a entrada, a partir de uma denúncia que houve uma tentativa de furto no prédio.


Além de não ter acesso a suas coisas, muitos dos antigos moradores estão em situação de vulnerabilidade. A prefeitura tem atrasado os pagamentos dos aluguéis sociais de grande parte dessas pessoas.


No dia 7 de junho, às 14h, em frente ao prédio da caixa, está sendo convocado um ato, no dia que faz dois anos que a prefeitura removeu os moradores de suas casas. O ato vem denunciar as violações aos direitos dos antigos moradores. Todas e todos convocados!


Confira o vídeo com o depoimento dos moradores: https://bityli.com/SAdnD


📢 Debate para Filiados | Frentes de luta contra o fascismo e eleições 2022


Diante da complicada conjuntura que vivemos e das reais ameaças colocadas pelo fortalecimento do fascismo, se faz necessário aprofundar o debate sobre como reagir. Neste sentido, o PSOL Niterói convida toda a sua militância para uma conversa ampla sobre as diferentes concepções de frentes de luta contra o fascismo e tática eleitoral para 2022. A atividade será segunda-feira (07/06) às 18h, e participarão as principais organizações que constroem o PSOL Niterói.


Se você é filiada/filiado, fique ligado nos nossos canais de comunicação interna para receber o link do debate. Venha contribuir para esse debate que se impõe num momento tão urgente de nossa história!


📌 Saiba quais são as iniciativas dos nossos mandatos!


🎒🌱 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Exposição "A liberdade é terapêutica" na Alerj

Fechando o mês de maio, que é mês da luta antimanicomial, o mandato não podia deixar de registrar a exposição "A Liberdade é Terapêutica", realização dos fotógrafos Marcelo Valle e Pâmela Perez.

A iniciativa contou com o apoio do Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial da Alerj, presidida pelo mandato coletivo Flavio Serafini.

A luta em defesa da saúde mental e pelo fim dos manicômios é diária! Loucura não se prende e saúde não se vende!

Confira como foi a exposição em frente do prédio da Alerj: https://bityli.com/t1AmW


Visite também a versão virtual da exposição em: https://retratosdasaudemental.46graus.com/


✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Mandata realiza Audiência Pública sobre criminalização da luta dos povos indígenas


Essa semana a mandata realizou uma audiência pública, sobre a criminalização da luta dos povos indígenas. A audiência teve a presença de importantes lideranças, que deram o recado de que não irão se calar diante de tantos ataques de grileiros, latifundiários, madereiras e do estado