top of page

Boletim #15 - Maio 2022

Atualizado: 7 de jun. de 2022




Confira as principais ações do partido e a prestação de contas dos nossos mandatos populares!


Estamos de casa nova! | PSOL Niterói estará em nova sede a partir de junho.


A partir de junho o PSOL Niterói terá casa nova! Depois de alguns meses sem uma casa para chamar de nossa, agora estamos de mudança para uma nova sede. Nosso novo espaço ficará na Avenida Rio Branco, no centro da cidade, ao lado do prédio do DCE da UFF.


Nessas primeiras semanas nossa casa estará passando por algumas reformas, mas em breve abrimos o espaço para toda nossa militância poder usufruir dele.


☀️ Financie a Luta do PSOL Niterói | Ajude na reforma da nova sede do PSOL Niterói.


O PSOL Niterói atua, desde 2005, nas lutas da cidade. Ao longo dos anos o partido tem sido a principal alternativa de esquerda programática, capaz de pensar a cidade a partir de um programa popular, que nega o projeto elitista e mercadológico que têm sido implementado nos últimos anos. Atuamos em bairros, favelas, no parlamento, em sindicatos, com a juventude, mulheres, negritude, lgbts e diversos movimentos sociais. Além disso, o partido têm sido ponta de lança na luta contra o fascismo na cidade, atuando na construção de uma frente de esquerda para derrotar o bolsonarismo.

Hoje, por ser um Diretório Municipal, o PSOL Niterói não recebe nenhum valor do fundo partidário, e para manter sua independência de classe em relação a empresas e bancos não aceitamos doação de capital privado.

Por isso, a sustentabilidade financeira do PSOL Niterói depende da militância do partido. Estamos com uma nova sede que precisará passar por uma reforma, além de constante manutenção, além disso, temos gastos corriqueiros com panfletos, adesivos, faixas e outros materiais de mobilização.

Por isso, precisamos de você para garantir a independência do PSOL Niterói! Financie as lutas do PSOL Niterói!


Agora é fácil e rápido: É só fazer um PIX!


Chave PIX PSOL Niterói • CNPJ • 09685615000173

Quer doar mensalmente para o PSOL Niterói? Se cadastre aqui.



✊🏾 EDUCAÇÃO EM LUTA | SEPE Niterói mobiliza dia de luta na cidade.

Essa semana, professores e professoras de Niterói estiveram em luta para melhoria de condições de trabalho da categoria na rede municipal da cidade. Um ato e uma assembleia foram realizados durante o dia de luta.


Confira as deliberações da Assembleia Geral da Rede sobre a mobilização e próximos passos da luta!


1- Intensificação da mobilização: Nova greve de 24h na próxima quinta-feira, 09/06/22, com ATO (horário e local a confirmar), primeiro, e Assembleia em seguida (horário e local a confirmar), para avaliação do movimento e de propostas do Governo (se houver).


2- NÃO TEM PROPOSTA DO GOVERNO PARA A NOSSA PAUTA SALARIAL ATÉ O MOMENTO, não tem proposta de índice de reajuste / "aumento", dentre outros não-avanços. Por isso temos que intensificar a mobilização! Conseguimos, com nossa luta hoje, 01/06/22, uma Audiência na próxima terça-feira, 07/06/22, 11h, com Secretaria Executiva do Prefeito, SEPLAG e SME/FME, para discussão da pauta salarial. Mais um motivo para uma grande greve de 24h dia 09/06, que será dois dias depois da Audiência: o Governo só se sentirá pressionado a atender nossas reivindicações se souber que tem que responder a uma grande mobilização!


3- Precisamos ampliar a mobilização e a adesão de toda a categoria na jornada da próxima semana. Adesão à greve de 24h, participação no ATO, participação na Assembleia. A greve de 24h de hoje, 01/06, foi a maior do ano, a próxima, dia 09/06, precisa ser maior ainda!


4- Temos, tod@s nós, categoria, a tarefa de discutir já amanhã, nas nossas Escolas, UMEI's e demais locais de trabalho, a próxima mobilização do dia 09/06 e construir as adesões, incluindo o diálogo com as comunidade escolares: a categoria continuará parando por culpa do prefeito Axel Grael, que não atende nossas reivindicações, que não paga o Piso Salarial Nacional da Educação, que é lei!



✊🏾 Mandata Talíria Petrone | Talíria faz lançamento de pré-candidatura com casa cheia no centro do Rio.


Na última sexta (3), Talíria lançou sua pré-candidatura a deputada federal na Estudantina, Centro do Rio. Diversos movimentos sociais, apoiadores e parceiros desses últimos anos de mandato estiveram presentes, demonstrando a importância de um novo mandato de Talíria no Congresso Nacional.


Vamos ser coragem com Talíria Petrone!




📚 Mandato Coletivo Flavio Serafini | Semana é marcada por vitórias na FAETEC e para estudantes do ensino técnico subsequente.


Essa semana, a educação do estado do Rio conquistou grandes avanços. A semana começou com a convocação de 600 professores concursados para dar conta da falta de professores na rede estadual. Hoje, são cerca de 16 mil turmas com carência de professores.


Também nessa semana, foi aprovado o Projeto de Lei 5.048/2021, de autoria de Flavio, que inclui o vale-alimentação como benefício de direito aos servidores da Faetec. E por fim, o mandato pode, em reunião com a Secretaria de Transporte (Setrans), Secretaria de Educação (Seeduc) e Defensoria Pública, garantir o compromisso que a Lei 9.586/2022, que garante o passe livre aos estudantes subsequentes, será implementada. SETRANS e SEEDUC afirmaram que vão colher os dados dos estudantes junto às instituições de ensino, para que no início do segundo semestre os estudantes subsequentes já possam ter acesso ao passe livre.


Grande semana de vitórias e avanços na luta pela educação pública do estado!



✏️ Mandato Popular Professor Tulio | Tulio segue na pressão pela contratações de professores de apoio na Educação em Niterói.


Tulio continua na cobrança dentro do parlamento para que professores de apoio possam ser contratados para atuarem na rede municipal de Niterói. Hoje há uma carência grande de professores que acompanhem crianças PCDs, e é urgente que seja dada uma solução para que esses alunos possam estar nas escolas.


Domingo (5), às 9h está sendo convocado um ato para continuar a cobrança por esses profissionais. Todas e todos estão convidadxs!


Confira fala de Tulio em plenário sobre o tema:


🩺 Mandato Paulo Eduardo Gomes | Mandato reunirá Conselho Político na próxima semana.


Atenção, camaradas, na próxima quinta-feira, dia 09 de junho, às 18h30, no Clube de Regatas Gragoatá, teremos uma reunião para debatermos os próximos passos no combate ao bolsonarismo em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país.


Contamos com a participação de todos, todas e todes, a contribuição popular é essencial para a construção de nossa atuação no próximo período na Câmara, nas lutas e nas eleições!



🏳️‍🌈 Mandata de Favela Benny Briolly | Benny esteve junto apoiando a resistência do povo de religiões de matriz africana em Itaborai.


No domingo (29), Benny esteve em Itaboraí para denunciar a violência contra o povo de axé na cidade. Depois de fala racista proferida por um pastor no evento que comemorava o aniversário da cidade, diversos segmentos do povo de axé realizaram um ato na cidade, contra o racismo religioso.

Foram mais de 500 pessoas na praça central de Itaboraí que não se calaram e não vão se calar diante da injustiça e da intolerância religiosa.


Siga o PSOL nas Redes:


Quer receber nosso boletim no seu e-mail ou telefone? Assine nosso boletim: https://forms.gle/aKavhuywMaegFUBLA


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page