top of page

Niterói terá ato essa quarta (18) contra o aumento da passagem dos ônibus intermunicipais


Niterói terá ato contra o aumento das passagens intermunicipais e a possibilidade de corte do bilhete único esta quarta (18) às 17:00h no Terminal de Ônibus João Goulart.


Confira a convocação do ato:

"O município de Niterói criou um decreto que garante o aumento da passagem todo o início do ano, beneficiando apenas as empresas e tirando das trabalhadoras e trabalhadores que já precisam pagar preços absurdos para chegarem aos seus trabalhos ou escolas. Além disso, o valor do Bilhete Único já aumentou para R$ 8,00 e ainda corremos o risco de perdermos o Bilhete Único de vez! As barcas vão aumentar novamente no dia 18 de fevereiro. Chega de mais aumentos! Quantos de nós precisam pegar dois ou mais ônibus para ir para o trabalho, escola ou mesmo lazer? Pagando várias passagens que o Bilhete Único torna menos pior? São horas que perdemos diariamente no desconforto de ônibus lotados e caros para enriquecer empresários que nunca pegam um só ônibus para ir a lugar algum! Essa é mais uma forma de exploração. As/os estudantes de escolas públicas também sofrem com seus RioCards que são muito limitados e param de funcionar. É frequente as vezes que somos obrigadxs a faltar aulas porque o RioCard não passou, ou pior, ter que pedir dinheiro na rua porque o cartão não quer funcionar para voltar para casa e passagem é muito alta. As empresas também descumprem a lei e não permitem estudantes entrarem com a declaração escolar. A única maneira que podemos barrar mais esse aumento (esse ano a passagem deve passar dos R$ 4) e impedir o corte do bilhete único é nos organizando e indo às ruas exigir nossos direitos! Quantas vezes deixamos de ir à algum lugar por causa do preço absurdo da passagem e da má qualidade do transporte público? Sem transporte público para todas e todos não há acesso à cidade, nem acesso a saúde, educação, lazer, trabalho etc. Se o transporte é público, assim como a saúde e a educação, então por que pagamos e tão caro por ele?

Se é público, por que empresas lucram com a nossa necessidade de locomoção? TRANSPORTE É UM DIREITO! Pagar por ele já é um absurdo, temos direito ao passe livre geral e irrestrito. Isso é possível e necessário. Chega de viver enlatado e sendo explorado. TARIFA ZERO JÁ!"

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page