Conheça os 25 candidatos a vereador do PSOL em Niterói

Além de Flavio Serafini e Regina Bienenstein na chapa 'Mudança de Verdade' para a prefeitura, o PSOL Niterói também contará com 25 candidatas e candidatos a vereador nas eleições de 2016. A nominata deste ano contará com mulheres e negras e negros em número superior aos 30% exigido pela legislação eleitoral. Esse time contará com diversos lutadores de movimentos sociais de todas as quatro regiões da cidade. Fazem parte de nossas fileiras trabalhadores sem teto, trabalhadores ambulantes, operários, professores, estofadores, pastores, servidores públicos, bancárias e muitos outros que constroem Niterói cotidianamente com suas próprias mãos. Confira cada um deles e clique em seus nomes para acessar seus perfis nas redes sociais!

Andréa Feder | 50.005

Educar para transformar! Nascida em Niterói, a escritora e desenhista Andréa Feder, formada em administração de empresas, é engajada nas lutas contra a violência no município. Em sua militância, Andréa amadureceu a convicção de que é preciso lutar coletivamente por uma política pública que eduque para transformar.


Andréa participou da organização de uma série de passeatas e atos de reivindicação de mudanças na segurança pública da cidade. Andréa representa um coletivo de moradores que reivindica uma remodelação do aparato de segurança, com mais efetivo e valorização dos profissionais, principalmente, por meio de treinamento permanente.


Ela acredita, no entanto, que uma solução mais definitiva para a segurança pública de Niterói terá de passar por políticas preventivas. No Parlamento, ela poderá cobrar da Prefeitura a aplicação dos recursos públicos de forma inteligente e eficaz, com ênfase nos programas sociais básicos de educação, saúde, habitação, mobilidade e segurança pública.


Andréa participa de movimentos como SOS São Francisco, Amigos de São Francisco e Niterói Contra a Violência. Também promove campanhas para o recolhimento e doação de roupas e materiais de uso pessoal, entre outros, para idosos e também para crianças e adolescentes órfãos ou abandonados. Ela decidiu ser vereadora para ajudar na construção de uma cidade mais justa e solidária.

Arlete Bancária | 50.104

Ética e competência na política! Preciso de eleitores e eleitoras que não vendam seus votos por 50 reais, uma telha, uma dentadura, um saco de cimento, tijolo ou um vaso sanitário. Preciso de eleitores e eleitoras que votem em candidaturas femininas valorosas, e não em homens por achá-los bonitos!

Preciso de eleitoras que votem em candidaturas femininas de valor, para que sejam valorizadas, empoderadas.


Preciso de eleitores e eleitoras que se preocupem com políticas públicas para mulheres, pois temos necessidades específicas e sofremos violência de todo tipo: física, psicológica, econômica ou social, ou contra nossos filhos. Preciso de eleitoras e eleitores que não sejam eternamente gratos a algum vereador que numa hora difícil quebrou algum galho, pois numa sociedade justa e democrática o cidadão não deve viver de migalhas de vereador que vive de voto cativo e só lembra de você de quatro em quatro anos.


Preciso de eleitoras e eleitores que tenham consciência de que não devem trocar seus votos por uma tranqueira qualquer, mas por uma sociedade mais justa e igualitária.

Preciso de eleitoras e eleitores éticos, honestos, conscientes e corajosos o suficiente para votar com liberdade por mudanças de verdade. Sou Arlete Bancária, uma mulher lutadora, bancária e psicóloga, sempre comprometida com as lutas por uma cidade plena de justiça social.

Ary Girota | 50.888

Morador de São Domingos, Ary Girota é funcionário da Cedae, formado em Pedagogia na UFF e faz pós-graduação na Fiocruz em Gestão de Tecnologia de Saneamento. Em função do trabalho e da militância nos movimentos sociais, Ary, que cruza toda a cidade de bicicleta, conhece Niterói como poucos. O contato cotidiano com a desigualdade social o motiva a lutar por mudanças. Há mais de 20 anos, abraça as causas dos direitos humanos, da educação 100% pública, gratuita e inclusiva, do meio ambiente e do saneamento básico.