Roda de conversa "Mulheres e Política" quinta (10) às 19h na sede


Apesar de representarem 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas eleições de 2014, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de candidaturas, 69,1% dos candidatos eram homens e 30,9% mulheres.


Quando verificamos o número de mulheres eleitas, essa porcentagem diminui muito! Na Câmara dos Deputados foram eleitas 51 mulheres, o que representa 9,9% das cadeiras. No Senado, foram eleitas cinco novas senadoras, que somadas às outras seis que já estão cumprindo seu mandato, representam apenas 13,6% do total de cadeiras. Nas eleições para o governo dos estados, não é diferente. Em todos os estados, apenas uma governadora foi eleita. Aqui em Niterói não é muito diferente. A Câmara Municipal ficou 21 anos sem nenhuma vereadora mulher. Hoje são apenas duas entre 21 vereadores.

Por que existem tão poucas mulheres que se destacam como figuras públicas? Por que as mulheres cumprem mais tarefas organizativas nos espaços políticos e os homens tarefas públicas? As pautas feministas e das mulheres trabalhadoras estão sendo tocadas pelos e pelas vereadoras da nossa cidade? Como podemos ser um partido com mais mulheres participando de forma protagonista na política?

Vamos realizar uma roda de conversa sobre "Mulheres e Política" na quinta-feira, dia 10/03 às 19:00h, na nossa sede. Chega mais!


-

Miniatura em destaque:

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

PSOL | Partido Socialismo e Liberdade

Diretório Municipal de Niterói/RJ - Rua Doutor Celestino, 06 - Centro / CEP: 24020-091

Telefone: (21) 3619-5208 | e-mail: psol50niteroi@gmail.com

 

O conteúdo deste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada