top of page

Trabalhadores e estudantes realizam manifestação contra privatização do HUAP em Niterói


Estudantes, trabalhadores e movimentos sociais realizaram um ato com mais de 100 pessoas contra o fechamento e privatização do Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF. O hospital recebe R$ 2,3 milhões por mês do Fundo Nacional de Saúde e todas as cirurgias e internações estão suspensas desde o início de outubro. A manifestação, que seguiu do hospital em uma caminhada até a Praça Araribóia, pediu mais uma vez a reabertura da emergência e a volta do atendimento essencial a pacientes que hoje estão sem poder ser atendidos na unidade. Há falta de medicamentos e de diversos insumos para o dia a dia do hospital, cirurgias e internações estão suspensas. O corte de verbas imposto pelo governo federal e uma possível malversação destes recursos são as principais causas apontadas para essa trágica situação que vem gerando mortes e outras graves violações de direitos humanos. Estes fatos, além de representarem uma agressão ao direito à saúde, vêm atentando também contra a educação de centenas de estudantes de medicina que com o hospital em crise não conseguem garantir sua devida formação profissional para prestar adequados serviços à população.

Audiência Pública sobre o HUAP

É importante que apuremos a exata aplicação dos recursos públicos do HUAP e lutar pela reabertura de sua emergência e pleno atendimento à saúde da população. Queremos mais transparência sobre o uso dos recursos vindos de Brasília e também do tesouro municipal de Niterói que nossa cidade repassa através do contrato de gestão que mantém com o HUAP.


Todas e todos estão convidados para participar da Audiência Pública que realizaremos na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (09/11) às 18:00h.


-

*Com textos e fotografias dos mandatos Flavio Serafini e Paulo Eduardo Gomes.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se para notícias do PSOL Niterói em seu celular e email

Cadastro realizado com sucesso!

bottom of page